CPI do Sistema Prisional de Roraima define calendário de atividades

CPI do Sistema Prisional de Roraima define calendário de atividades

O deputado Gabriel Picanço, membro do colegiado, garante que a CPI vai identificar a verdadeira situação do sistema prisional do estado

Publicado em 23/8/2016 - 00:00

CPI do Sistema Prisional de Roraima define calendário de atividades
“Vamos intensificar os trabalhos e identificar o motivo das fugas que viraram constantes”, afirmou Picanço

Boas Vista (RR) – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a gestão do sistema prisional do Estado de Roraima, definiu, semana passada, o cronograma de atividades e a primeira visita será ao secretário de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, nesta segunda-feira (22).

O deputado Gabriel Picanço (PRB), membro do colegiado, diz estar confiante de que o colegiado vai identificar a verdadeira situação do sistema prisional. “Vamos intensificar os trabalhos e identificar o motivo das fugas que viraram constantes. Temos 90 dias para emitir um relatório sobre a situação do sistema prisional em Roraima e levaremos ao conhecimento do governador e se não conseguirmos resolver aqui mesmo, vamos sugerir acionar o Ministério da Justiça. O importante é trazer para a população a verdadeira situação e, claro, resolver esse problema em nosso estado”, afirmou Picanço.

Um dos motivos para a criação da CPI, segundo Gabriel Picanço, foi a divulgação de duas fugas em menos de 24 horas da Penitenciária de Monte Cristo, o maior presídio do estado, e de um vídeo, que mostra uma fuga em massa.

Além das visitas técnicas ao sistema prisional, a comissão exigiu todos os documentos necessários para a investigação, incluindo os relatórios de fuga, folha de pagamento aos agentes carcerários e a causas das mortes dentro das prisões.

Um levantamento da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR) identificou que há dois anos as obras das alas 1 e 12 estão paradas e por isso mais de 100 detentos dormem no chão. A capacidade da penitenciária de Monte Cristo é para 750 internos, mas, em abril deste ano, o presídio estava com 1.389 internos.

Texto: Agência PRB Nacional com informações da Ascom do deputado Gabriel Picanço
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend