Convenção do PRB Novo Hamburgo (RS) marca a estreia de Lurdes Valim na política

O ato na Câmara Municipal também referendou o apoio dos republicanos ao pré-candidato a prefeito Paulo Ritzel (PMDB) para as eleições deste ano

Publicado em 3/8/2016 - 00:00

Convenção do PRB Novo Hamburgo (RS) marca a estreia de Lurdes Valim na política
Liderança reconhecida no movimento cristão, Lurdes Valim coordenou o programa social Agente da Comunidade

 

Novo Hamburgo (RS) – Sob gritos de “guerreira!” a pastora e radialista Lurdes Valim foi aclamada no último domingo (31) candidata a vereadora pelo PRB Novo Hamburgo em convenção coordenada pelo vice-presidente da comissão executiva local, Gabriel Reinheimer. O ato na Câmara Municipal também referendou o apoio dos republicanos ao pré-candidato a prefeito Paulo Ritzel (PMDB) para as eleições deste ano. Lurdes representará o PRB na coligação à proporcional “Unidos para vencer”, que também reúne PTB, Rede, DEM, PTN, PHS e PSDC no município da região do Vale do Rio dos Sinos.

“Não tenho medo do trabalho. Meu dia a dia é nos bairros, nas vilas, onde estão os clamores dos mais necessitados. De mãos dadas com o povo construí a minha vida, e é ao lado das pessoas que nossa jornada prosseguirá”, declarou Lurdes.

“O PRB tem uma relação de respeito e comprometimento com a cidade e a sua população. Não podemos aceitar que as pessoas esperem horas na fila para conseguir uma ficha de atendimento para daqui um mês. Nosso partido tem um projeto para o município que é, em essência, um projeto pelas pessoas”, defendeu o vice-presidente Reinheimer.

“Essa aliança é com o povo de Novo Hamburgo, com as famílias, com os contribuintes, com homens, mulheres, juventude que constroem nossa cidade”, declarou o presidente do PMDB local, João Raimundo Fonseca.

O vice-prefeito Roque Serpa (PTB) comparou o período que antecedeu a abertura democrática com o momento atual em que as ferramentas tecnológicas disponíveis à sociedade têm fortalecido a democracia, exigindo atenção dos agentes públicos. “Antes as pessoas não tinham voz. Hoje temos 14 vereadores, prefeito e vice escolhidos por vontade popular. A nossa sociedade está informada, politizada. E com o advento das novas tecnologias, que trouxeram a internet e as redes sociais, o cidadão acompanha o caminhar do seu representantes. Eu acredito que a avaliação da atuação dos gestores a partir desses mecanismos deverão se refletir nas urnas”, prevê.

O encontro contou com a presença maciça de integrantes da comunidade evangélica, representadas no evento pelos pastores Gilberto Muniz e Dênis Fagundes. “Está sendo lançado hoje um projeto que não é humano, é de Deus. E todos aqui são parte deste plano que será colocado em prática a partir de hoje para ficar na história”, avalia Muniz.

De acordo com o presidente municipal do partido, Paulo Barcellos, “o PRB marcou posição no município mostrando que é necessário fazer política para todos, não para grupos de interesse, mas para a comunidade”. Também estiveram no encontro o presidente do diretório municipal da Rede, Gustavo Finck; a presidente interina do PRB São Leopoldo, Gladis dos Santos; e a integrante do PRB Novo Hamburgo, Veridiana Fumegalli Paiva, advogada que secretariou a cerimônia de convenção.

Trajetória guerreira

Quem vê o riso fácil da pastora Lurdes não imagina a aridez da infância de quem ficou órfã de mãe aos 2 anos de idade e as dificuldades para sustentar os filhos. Nascida em Torres há 56 anos, a filha de pequenos agricultores Maria de Lurdes Valim cresceu trabalhando no cultivo de banana, palmito, feijão e fumo.

As mãos da menina de 9 anos já conheciam o arado que roçava o feijão, produto vendido por ela mesma para comprar seu primeiro vestido. “Aos 5 anos, embaixo de uma taquareira, comendo milho verde com a minha irmã, eu fiz meu projeto de vida. Eu teria um casal de filhos e seria rica. Ganhei meus filhos e sou rica por tudo o que vivenciei e pelo que aprendo todos os dias com as pessoas”, orgulha-se a mãe de Gilmar (40) e Gilvane (35), hoje avó.

Lurdes passou a morar na zona norte de Porto Alegre quando casou-se aos 14 anos. Uma realidade comum a meninas de baixa renda como ela, que morava com outros 8 irmãos. Ingressou na comunidade cristã em equipes de evangelização e trabalho social há 32 anos. Em 1999, proprietária e gestora de quatro empresas, saiu de trás do balcão para assumir a missão de pastora. “Recebi um chamado e passei a entrar em hospitais, em presídios e na miséria das habitações dos viadutos. Entro em lugares onde os gritos são de dor, onde o cheiro não é bom e onde impera o abandono. Ninguém disse que seria fácil. Mas eu sabia que não estava sozinha”, relata.

Liderança reconhecida no movimento cristão, Lurdes Valim coordenou o programa social Agente da Comunidade, que agrega o projeto Anjos da Madrugada, responsável por levar assistência social e espiritual aos moradores de rua no período da noite. Também são carro-chefe do programa as oficinas de qualificação profissional gratuitas e eventos contínuos de ação social promovidos em comunidades de baixa renda. Na coordenação estadual do grupo Calebe, a pastora empenhou-se em dar atenção às pessoas da terceira idade, com auxílio espiritual e implementando ações voltadas à melhoria da qualidade de vida.

Texto: Karine Bertani / Ascom – PRB Rio Grande do Sul
Fotos: Tatiane Dias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend