“Continuem investindo no Brasil”, diz Marcos Jorge nos EUA

Ministro se reuniu com representantes de empresas que têm operações no Brasil, em evento no Conselho das Américas nos EUA

Publicado em 27/2/2018 - 00:00

"Continuem investindo no Brasil", diz Marcos Jorge nos EUA
Ministro se reuniu com representantes de empresas que têm operações no Brasil, em evento no Conselho das Américas nos EUA

Washington – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), reuniu-se nesta segunda-feira (26), no Conselho das Américas, em Washington, com representantes de empresas que têm operações no Brasil. Questionado sobre possíveis mudanças de rumo, por conta das eleições, o ministro foi enfático. “A recomendação que eu faço a vocês é: continuem a investir no Brasil”. Ele destacou que, em 2017, o Brasil recebeu US$ 60 bilhões em investimentos estrangeiros diretos, valor 13% maior do que o verificado em 2016.

A mesa redonda, mediada pelo conselheiro Chris Padilla, tratou de temas sobre o atual momento econômico do Brasil, incluindo oportunidade de negócios. Marcos Jorge iniciou sua fala fazendo um panorama da economia brasileira, que cresceu 1% no ano passado segundo dados preliminares do Banco Central.

De acordo com o ministro, o dado, ainda que preliminar, “confirma a retomada da confiança dos agentes econômicos no país em razão do acerto da agenda de reformas e das medidas macroeconômicas implementadas pelo governo do presidente Temer”, disse. Essa agenda, na avaliação do ministro, também contribuiu para a redução da inflação e da taxa de juros. Ele lembrou ainda que expectativa para 2018 é de crescimento do PIB na casa dos 3%.

Na área de investimentos, o ministro deu destaque ao Programa Avançar Parcerias, focado em projetos na área de infraestrutura, no valor de aproximadamente US$ 43 bilhões.

“Neste ano, pretendemos lançar 75 projetos, dos quais 55 são na área de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias”, informou. Com isso, disse o ministro, “queremos dinamizar e injetar novos recursos que servirão para reduzir os custos logísticos no Brasil”.

Na área de melhoria do ambiente de negócios, o MDIC tem tido papel relevante, especialmente na área de facilitação de comércio. Marcos Jorge destacou o trabalho que vem sendo coordenado pela Secretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas para reduzir o tempo de abertura de empresas, por meio da implementada da RedeSIM.

Outra iniciativa é o Portal Único de Comércio Exterior, que já disponibilizou o módulo de exportações e iniciará as operações do módulo de importações ainda em 2018. Segundo Marcos Jorge, a previsão é reduzir 40% dos prazos médios nas operações de exportação e de importação. “O impacto econômico está estimado em acréscimo de 1,52% ao PIB no momento da implementação completa, prevista para este ano”, disse.

Modernização do INPI

Na área de inovação, o MDIC tem trabalhado em um amplo processo de reestruturação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que, já em 2017, reduziu os estoques de pedidos de análise em 7,6% para patentes, 14,9% para registros de marcas e 26% para desenhos industriais. O ministro acredita que essa iniciativa contribuirá para que o Brasil integre o Acordo de Madri, que se refere ao sistema internacional de registros de marcas.

OCDE

Em maio de 2017, o Brasil solicitou formalmente a adesão à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O ministro Marcos Jorge relembrou esse fato e pediu apoio às empresas. “O pedido de adesão à OCDE se insere no esforço de convergir a formulação, o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que assegurem maior competividade às empresas brasileiras e desenvolvimento ao país”, avaliou.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend