Congresso Nacional e veículos de comunicação se unem contra Fake News

Márcio Marinho, coordenador do colegiado, destacou que um dos objetivos da frente é o de garantir a continuidade da democracia representativa

Publicado em 24/5/2018 - 00:00

Congresso Nacional e veículos de comunicação se unem contra Fake News
Márcio Marinho, coordenador do colegiado, destacou que um dos objetivos da frente é o de garantir a continuidade da democracia representativa

Brasília (DF) – Foi instalada na tarde desta quarta-feira (23), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News que será presidida pelo secretário de Comunicação Social da Casa, o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA). O evento contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, do líder do PRB na Câmara, deputado federal Celso Russomanno (SP), do vice-presidente da Frente, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), e de parlamentares de todos os partidos.

Márcio Marinho destacou que um dos objetivos da frente é o de garantir a continuidade da democracia representativa. “Conquistamos nossa liberdade de expressão a duras penas para que as pessoas pudessem ter a liberdade de chegar até as urnas e votarem. Não podemos permitir que a propagação de mentiras nas redes sociais interfira nos resultados das eleições. Esta Casa tem que se posicionar. Na próxima terça-feira (29), às 17h, realizaremos nossa primeira reunião de trabalho para discutirmos os próximos passos”, adiantou o presidente da frente.

Congresso Nacional e veículos de comunicação se unem contra Fake News

Na avaliação do senador Eduardo Lopes, o Congresso Nacional dá um importante passo com a instalação dessa frente. “Vamos ter que estudar e debater esse assunto de forma aprofundada para que possamos, através de leis e regulamentações, ajudar a combater essa prática no Brasil. Sabemos que não será fácil, mas precisamos enfrentar a batalha. Não podemos cruzar os braços diante de tantas notícias falsas que prejudicam a vida das pessoas. É uma honra ser vice-presidente dessa frente”, ressaltou.

Congresso Nacional e veículos de comunicação se unem contra Fake News

O líder Celso Russomanno também falou sobre a importância de combater as notícias falsas e contou que foi vítima delas em várias ocasiões de sua vida profissional e pública. “O candidato a cargo majoritário, que tem pouco tempo de televisão em campanhas, mal pode se defender dos ataques que recebe diariamente. Essas matérias muitas vezes são divulgadas pelos veículos de comunicação que não cumprem o seu dever de investigar antes de publicar. Essas notícias logo vão parar nas redes sociais e isso não tem fim. Márcio Marinho e o senador Eduardo Lopes estão de parabéns pela iniciativa. Contem com o meu apoio”, afirmou o deputado.

Congresso Nacional e veículos de comunicação se unem contra Fake News

Márcio Novaes elogiou a iniciativa de criação da frente e destacou a importância de valorizar o trabalho dos que fazem jornalismo sério e profissional. “É papel da Abratel, enquanto uma associação que reúne rádios e emissoras de televisão, distinguir os profissionais que produzem diariamente informações corretas, checadas e sérias. A frente tem a importante missão de rever a legislação vigente e atualizá-la para punir aqueles que escrevem e disseminam notícias falsas. Isso precisa ser visto, revisto e analisado com muito cuidado, principalmente em ano eleitoral”, disse o presidente da Abratel.

A frente conta com o apoio de 218 deputados federais e 11 senadores. O deputado João Fernando Coutinho é o 1º secretário e o deputado Renato de Andrade o 2º secretário. Também estiveram presentes a deputada Christine Yared, os deputados João Fernando Coutinho, João Campos (PRB-GO), Antonio Bulhões (PRB-SP), Luiz Carlos Hauly, Sérgio Reis (PRB-SP) e Vinicius Carvalho (PRB-SP).

Saiba mais

O paraibano Silvio Meira, um respeitado especialista do mundo digital formado no ITA e pesquisador de Harvard e Kent, fez um cálculo inquietador: se cada pessoa tiver 50 grupos no Whatsapp e compartilhar com 100 pessoas uma notícia falsa, ela terá um alcance de 5 mil pessoas. Se cada uma delas reenviar para mil pessoas, em poucos minutos, tem-se um alcance de 5 milhões de usuários. Ou seja, se apenas 20% dos que receberam acreditarem no que leram, teremos um milhão de pessoas acreditando numa mentira.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend