Conferência aponta avanços nas políticas voltadas à igualdade entre homens e mulheres

Para Rosangela Gomes, a ausência de representação feminina traz impactos em diferentes setores

Publicado em 7/4/2017 - 00:00

rosangela-gomes-prb-conferencia-aponta-avancos-nas-politicas-voltadas-igualdade-entre-homens-e-mulheres-foto-cedida-06-04-17-01
Para Rosangela Gomes, a ausência de representação feminina traz impactos em diferentes setores

Brasília (DF) – A Conferência da Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi encerrada na quarta-feira (5). Desde segunda-feira (3), representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste discutiram na Câmara temas como empreendedorismo, promoção da autonomia das mulheres, combate à discriminação, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.

rosangela-gomes-prb-conferencia-aponta-avancos-nas-politicas-voltadas-igualdade-entre-homens-e-mulheres-foto-cedida-06-04-17-02A presidente da Rede de Mulheres da AP-CPLP, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), destacou o ganho de conhecimento com o intercâmbio. “São experiências que os países trazem e levam. Estamos falando de países, que além de terem a mesma língua, têm desafios semelhantes”, afirmou. “O espírito de cooperação nos une e nos impulsiona a avançar em prol da causa feminina”, acrescentou.

De acordo com as parlamentares, seus países estão comprometidos a integrar plenamente a mulher no processo de desenvolvimento socioeconômico. As congressistas ressaltaram avanços em políticas para entre homens e mulheres, mas enfatizaram desigualdades salariais e dupla jornada de trabalho.

A importância de mais mulheres na política e nas empresas foi amplamente debatida na conferência. Para Rosangela, a ausência de representação feminina traz impactos em diferentes setores, sejam na economia, na saúde e até na violência doméstica. “Enquanto as mulheres não despertarem para os espaços de poder – o lugar em que definimos as políticas que queremos para nossas vidas –, todos os setores da sociedade ficarão capengas”, disse a deputada.

Entre as ações que serão desenvolvidas em prol dos países lusófonos estão a realização de um curso de língua portuguesa, ministrado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara, e de um programa de orientação e treinamento para a saúde da mulher, realizado pelo Departamento Médico da Casa.

Ao final do evento, foi aprovado um documento com a avaliação dos debates e um plano de ação.

Mais recursos aos países-membros da CPLP

rosangela-gomes-prb-conferencia-aponta-avancos-nas-politicas-voltadas-igualdade-entre-homens-e-mulheres-foto-cedida-06-04-17-03A delegação de parlamentares foi recebida pelo presidente Michel Temer na quarta-feira, no Palácio do Planalto. Rosangela Gomes lamentou o fato de o Brasil ser “o lanterninha” entre os países da comunidade, em termos de representação feminina no Poder Legislativo. “Todos os países da CPLP têm entre 35% e 38% de representação feminina em seus parlamentos. Já o Brasil tem apenas 10% no Congresso Nacional. Nas câmaras legislativas e de vereadores nossa representação é ainda mais pífia”, declarou.

A deputada Rosangela sugeriu a Temer, que preside a CPLP, que peça aos integrantes da comunidade mais recursos aos países-membros para a implementação de políticas em favor das mulheres. O presidente disse que apresentará ao grupo a demanda apresentada pela deputada.

Na audiência, o presidente da República ratificou um acordo que facilita e agiliza a aquisição de vistos para estudantes de países que integram a CPLP. Segundo o documento, o visto durará de quatro meses a um ano, podendo ser renovado.

Texto: Alessandra Galvão / Ascom – deputada federal Rosangela Gomes
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend