Comissão discute saúde da Região do Vale do Jiquiriçá (BA)

Arimateia discute crise instalada na região baiana

Publicado em 18/04/2013 - 00:00

Comissão discute saúde da Região do Vale do Jiquiriçá (BA)
Arimateia discute crise instalada na região baiana

Salvador (BA) – Empenhado em discutir o atual cenário da saúde na região do Vale do Jiquiriçá, mais precisamente no município de Mutuípe, o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB), realizou uma audiência pública na manhã desta terça-feira (16).

A ocasião reuniu autoridades com a finalidade abordar a crise instalada do setor na localidade. “A Comissão de Saúde vai, junto ao Governo do Estado, definir uma nova rede referenciada para o atendimento aos municípios da região de Mutuípe e circunvizinhos. A região realmente necessita de uma maior atenção porque no presente momento conta apenas com um hospital, o Clélia Chaves Rebouças, para atender a uma grande demanda”, destaca Arimateia.

O presidente da Comissão pediu explicações a respeito do Hospital e Maternidade Clélia Chaves Rebouças, único hospital da região, que encontra-se com a sala do Centro Cirúrgico fechada pela Vigilância Sanitária, e permanecerá até a unidade se readequar a legislação vigente da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 50).

Segundo informações da Assistente Executiva de Comunicação da Associação de Proteção a Maternidade da Infância de Castro Alves (APMI), Liliane Almeida Albuquerque, o hospital era anteriormente administrado pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Mutuípe, mas foi passado para a de Castro Alves na expectativa da vinda de mais recursos destinados á instituição médica.

“Em julho de 2012 inauguramos no Hospital o Centro de Parto Normal, através de um investimento estimado em R$ 242 mil. Estamos na luta em relação ao resgate da unidade com a oferta do serviço à população com segurança sanitária e suas limitações próprias”, informa.

O presidente da Comissão de Saúde garantiu que outras providências serão adotadas, mas serão inicialmente discutidas juntamente com os membros do colegiado.

Além das autoridades acima também compuseram a mesa do evento o superintendente de Gestão do Sistema de Regulamentação da Atenção à Saúde da Secretaria estadual de Saúde (Sesab), Andrés Castro Alonso Filho, o prefeito do município de Mutuípe, Luís Carlos Cardoso da Silva, além do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Mutuípe, vereador Junior Cardoso.

Fonte e foto: Ascom José de Arimatéia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro