Comissão aprova delegacias da mulher em municípios com mais de 60 mil habitantes

Vinicius Carvalho é relator do projeto na Comissão de Segurança Pública da Câmara. Para ele, a proposta possibilitará um atendimento mais humano e eficaz

Publicado em 21/6/2017 - 00:00

Vinicius Carvalho é relator do projeto na Comissão de Segurança Pública da Câmara. Para ele, a proposta possibilitará um atendimento mais humano e eficaz

Brasília (DF) – A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou relatório do deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) ao Projeto de Lei nº 5475/16, que obriga os Estados a criar de delegacias especializadas em crimes contra a mulher nos municípios com mais de 60 mil habitantes.

Ao apresentar o parecer favorável, o parlamentar do PRB salientou que a proposta possibilitará o atendimento mais humano e eficaz. “Mais do que necessária, esta é uma medida urgente. A partir da criação desses órgãos policiais, esperamos que haja maior responsabilidade no trato dos casos de abuso e de violência , assim como maior sensibilidade ao lidar com a mulher já fragilizada pelo crime enfrentado”, avaliou.

Para a autora do projeto, deputada Gorete Pereira, a aprovação da medida proposta traria maior sensação de apoio às vítimas, com o consequente aumento nos registros de ocorrências relacionadas à violência contra a mulher. “Esses fatores contribuiriam para uma apuração mais célere e efetiva dos crimes, com reflexos positivos para toda a sociedade brasileira”, afirmou.

Dados 

O 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apresentou dados alarmantes sobre a violência contra a mulher. Segundo o relatório, em 2016, houve a ocorrência de diversos casos de estupro coletivo de mulheres; em 2015, o registro pela central de atendimentos para mulheres voltada para recebimento de denúncias, teve um aumento de 129% no número total de relatos de violências sexuais (estupro, assédio e exploração sexual); casos relatados de estupros, em todo País, anualmente, se aproximam de 50 mil, incentivados por aspectos como a “culpabilização das vítimas de estupro, respostas negativas das autoridades e as descrenças aos relatos de abuso”, entre outros dados.

Texto: Danielle Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend