Com aumento de 40% na audiência, Agência PRB Nacional destaca resultados de 2016

Confira os resultados da estratégia de comunicação adotada pela Agência PRB Nacional em 2016

Publicado em 13/02/2017 - 00:00

Com aumento de 40% na audiência, Agência PRB Nacional destaca resultados de 2016

Brasília (DF) – Os resultados obtidos pela Agência PRB Nacional na gestão da comunicação do Partido Republicano Brasileiro demonstram que os investimentos feitos pela Executiva Nacional na área surtiram efeitos positivos. Um ano marcado pelo “Impeachment” e as “Eleições Municipais”, o partido não só ampliou o engajamento nas redes sociais como também conseguiu dar mais visibilidade aos mandatos dos vereadores, prefeitos e deputados republicanos de várias partes do País.

O crescimento da audiência e engajamento nas publicações tanto nas redes sociais quanto no portal nacional superam, inclusive, as metas estabelecidas no Plano de Comunicação de 2016. Em todas as ferramentas, o aumento foi maior que 40%. Com destaque ao acesso via celular e também às produções próprias para demonstrar os resultados obtidos pelo partido nas eleições de 2016.

Para a coordenadora da Agência PRB Nacional, Helen Assumpção, os resultados obtidos em 2016 vieram de muito planejamento e também do empenho da equipe em implementar os novos projetos de comunicação. “Logo no início do ano, estabelecemos as metas e definimos as prioridades, sem isso não teríamos alcançado esses resultados. Até mesmo porque 2016 foi um ano atípico e extremamente difícil para todos”, destacou.

Acessos no portal

Os acessos ao portal do PRB saltaram de 877 mil acessos em 2015 para 1,2 milhão de visitas em 2016. O número representa um crescimento de 44% no comparativo de um ano para outro. Fora isso, a quantidade de sessões – abertura de mais de um página no mesmo acesso – também acompanhou o crescimento da audiência do PRB na internet. Se no ano anterior foram abertas 377 mil sessões, em 2016 o número praticamente dobrou, contabilizando 644 mil usuários que navegaram pelos milhares de links do portal.

Os investimentos feitos pela Agência PRB Nacional para a criação de um novo portal conseguiu bater a meta de ampliação da participação dos smartphones na audiência. Acompanhando a tendência mundial, o PRB ampliou em 64% os acessos via mobile. O relatório anual de desempenho do partido na internet aponta que 806 mil usuários de todos as partes do Brasil acessaram alguma notícia ou informação do portal nacional pelo celular.

Na lista dos conteúdos mais vistos estão os perfis dos republicanos na sessão “Quem é Quem”, logo depois vem as notícias da atuação do PRB nos municípios, a página sobre o partido e a entrevista com o prefeito mais jovem do Brasil, o republicano Leandro Caldas de Milagres do Maranhão (MA).

Produção jornalística

Foi em 2016 que a Agência PRB Nacional intensificou os esforços para dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos vereadores e prefeitos de todo o País. No total foram publicadas quase 3 mil matérias contra pouco mais de 1.800 em 2014 e 2.688 em 2015. O aumento na produção foi reflexo dos investimentos feitos pela Executiva Nacional, em março de 2015, para ampliar o número de jornalistas e profissionais de mídias sociais, desenvolvimento web e design. O resultado representa uma média de 250 matérias por mês e 11 por dia. Os dados de monitoramento mostram que o aumento na quantidade de matérias produzidas foi de 48% em relação a 2014.

O ranking dos 10 estados que mais apareceram no portal com matéria de vereadores, prefeitos, deputados e dirigentes do partido tem São Paulo no topo, seguido por Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão, Amazonas, Minas Gerais e Acre. Já entre entre as assessorias de comunicação dos deputados federais que mais enviaram matérias, o parlamentar Carlos Gomes (RS) aparece em primeiro lugar, sendo acompanhado por Alan Rick (AC)Vinicius Carvalho (SP), Márcio Marinho (BA), Roberto Alves (SP), Tia Eron (BA), Celso Russomanno (SP), Cleber Verde (MA), César Halum (TO) e Silas Câmara (AM).

Com aumento de 40% na audiência, Agência PRB Nacional destaca resultados de 2016
Helen Assumpção

Evolução do PRB nas redes sociais

O PRB é um partido que aposta na força de sua capacidade de mobilização nas redes sociais como uma forma moderna e essencial para se comunicar e transmitir suas ações a serviço do país. O resultado deste trabalho, que envolve planejamento, informação estratégica e atuação profissional, mostra que a equipe de comunicação do partido está atuando de forma eficiente para levar informação de resultado ao público e contribuído com a transparência na vida pública. Isso é o que mostra o crescimento de seguidores pelas redes sociais utilizadas pelo partido.

Ao compararmos o ano de 2015 com 2016, a rede social Facebook, onde temos mais de 100 mil curtidas, teve um crescimento de 45%. Em 2015 eram 63.810 mil fãs e em 2016 conseguimos ampliar para 92.678 mil, quase 30 mil novos seguidores.

No Twitter houve crescimento de 20%, ou seja, o número de seguidores saiu de 8.385 em 2015 para 10.100 seguidores, 1.700 novos seguidores. Já no Instagram cresceu 88%. Eram 4.029 seguidores em 2015 e em 2016 aumentou para 7.592. Aumento de 3.500 novos seguidores.

No Youtube, o canal de vídeos, cresceu 173%. Foi a rede com o maior crescimento, saltando de 84 mil visualizações em vídeos no ano de 2015 para 232 mil visualizações em 2016, o que totaliza 147 mil visualizações no ano.

A equipe de mídias sociais obteve outros resultados positivos. Foi assim que conseguiu um engajamento recorde. Para se ter uma noção, só no Facebook foram  425 mil reações – mais de 40 mil comentários e quase 125 mil compartilhamentos. Ao todo foram produzidos 4.786 publicações durante todo ano de 2016.

Outra parte que mereceu destaque foi o serviço de atendimento aos usuários. A equipe respondeu mais de 15 mil pessoas que interagiram com a página do PRB Nacional no facebook. Os profissionais de mídias sociais tiraram dúvidas sobre filiações, candidaturas, contatos das nossas estaduais, lideranças, dentre outros assuntos relevantes.

O compromisso da equipe de comunicação do PRB é se fazer presente em todos os locais do País, democratizando cada vez mais a informação e o dever de prestar contas dos republicanos com mandatos. Além de fomentar os bons debates e ouvir a sociedade, que cada vez mais têm se interessado por política e pelas redes sociais.

Texto e foto: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro