Cleber Verde quer contemplar municípios impactados pela exploração de recursos minerais

De acordo com o republicano, só no Maranhão são 23 municípios afetados, quase 1,5 milhão de pessoas

Publicado em 16/9/2017 - 00:00

Cleber Verde quer contemplar municípios impactados pela exploração de recursos minerais
Segundo Verde, só no Maranhão são 23 municípios afetados, quase 1,5 milhão de pessoas, que ficam no caminho da Estrada de Ferro Carajás, por onde o minério passa

Brasília (DF) – Durante a última reunião da Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 789/17, que dispõe sobre a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, nesta semana, o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) cobrou soluções para os municípios impactados. “Por onde a mineração passa fica um rastro de destruição. Os inúmeros problemas vão desde poluição sonora e ambiental, ao impedimento do direito de ir e vir da população. O governo esqueceu dessas pessoas ao editar a MP, mas nós estamos aqui para nos lembrar delas”, disse o republicano.

O parlamentar defende que, no relatório elaborado pelo colegiado, sejam incluídos como beneficiários dos royalties não só os municípios produtores, mas também aqueles que sofrem algum tipo de impacto com a produção ou transporte da mineração. Segundo Verde, só no Maranhão são 23 municípios afetados, quase 1,5 milhão de pessoas, que ficam no caminho da Estrada de Ferro Carajás, por onde o minério passa.

Nesta reunião, foi definido o plano de trabalho da comissão de deputados e senadores. De acordo com o cronograma, haverá audiências públicas entre os dias 13 de setembro e 13 de outubro. A apresentação e a análise do relatório estão previstas para o período de 17 a 24 de outubro.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB, com informações do Agência Senado
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend