Projeto vai atender cinco mil crianças e adolescentes da rede municipal de ensino
Publicado em 29/11/2013 - 00:00
O espetáculo, que aconteceu no auditório do Sest/Senat, fez as pessoas levantarem-se das cadeiras para cantar e dançar a música “O que é o que é?”, de Gonzaguinha, cuja letra diz “que a vida devia ser bem melhor e será”. Por meio das apresentações, os artistas demonstraram a esperança dos jovens, os desafios e conflitos da adolescência e a necessidade de combate às drogas e à violência.
Durante a cerimônia de lançamento, que também deu as boas vindas aos educadores sociais do programa, a provocação dos artistas foi para que todos entrassem na rede e fizessem parte da roda por uma cultura de paz. “Eu quero ser protagonista, mas não posso fazer isso sozinho” disse um dos “personagens” da vida real. Emocionado com as apresentações o prefeito Claudevane Leite reafirmou a proposta de gerar oportunidades para crianças e jovens.
“Vamos chegar a eles antes das drogas. O desafio é grande, mas esse enfrentamento não é para a polícia é para políticas públicas. Com convicção e determinação, conseguiremos. Esse lançamento marca 10 mil crianças e jovens atendidos por programas do Município” afirmou, adiantando que não vai deixar de investir nas pessoas, pois não há nada mais importante do que elas.
O presidente da Fundação Marimbeta, José Teles da Silva Junior, explicou que 100 educadores sociais foram contratados pela Prefeitura para execução do programa e participarão de curso de formação no mês de dezembro para iniciar as atividades com os alunos em janeiro. “As ações do programa vão assegurar inclusão e valorização dos jovens, além de identificar novos talentos na cidade” ressaltou.
O programa
O Viva-À-Arte é um programa de políticas públicas de incentivo à criança e adolescentes que visa fomentar o bem-estar social e a cidadania. Realizado numa parceria entre a Fundação Marimbeta, que em 2013 completa 26 anos, a Fundação Itabunense de Cultura (FICC) e as secretarias da Saúde, Educação e Esportes e Recreação, vai oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer, além de cidadania para os alunos da rede municipal, no turno oposto às aulas.
Prestigiaram o espetáculo de lançamento do programa Viva-À-Arte, os secretários de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva, e de Governo, Cleide Sousa. Também os presidentes da FICC, Roberto José da Silva; da Emasa, Ricardo Campos; a diretora do Viva-À-Arte, Deise Batista e o chefe de gabinete do prefeito, Silas Silva.
Texto e foto: Ascom Prefeitura de Itabuna
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.