São 52 ha para a construção da sede definitiva da reitoria e do campus.
Publicado em 12/9/2014 - 00:00
Itabuna (BA) – O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB-BA), assinou na noite de segunda-feira o Decreto nº 10.978, de 8 de setembro, que declara de utilidade, para fins de desapropriação, uma área de 52 hectares para a construção da sede definitiva da reitoria e campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A assinatura do documento ocorreu durante aula inaugural proferida pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, no campus Jorge Amado, em Ferradas.
O prefeito Vane afirmou que o funcionamento da UFSB representa um novo ciclo de desenvolvimento para Itabuna e Sul da Bahia. Ele destacou que o início do ano letivo na UFSB foi um momento histórico para Itabuna, que ganha com ensino superior de qualidade, pesquisa científica e com a chegada de novos professores, técnico-administrativos e alunos.
O governador Jaques Wagner reforçou que a instalação do campus e sede da reitoria em Itabuna foi assegurada pelo empenho e dedicação do prefeito Vane. “Não dava para esperar toda a burocracia e construção de um campus universitário. A criação de novas vagas no ensino superior no Sul da Bahia era urgente. Por isso, foi fundamental a decisão do prefeito de garantir o funcionamento provisório até a construção definitiva da Universidade”, afirmou. Desde a inauguração do campus, ano passado, a Prefeitura é responsável pelo aluguel do prédio da reitoria e campus em Ferradas.
A área declarada de utilidade pública para fins de desapropriação está situada às margens da rodovia BR 415, no semianel rodoviário, no limite com Ilhéus. A medida foi elogiada pelo reitor da UFSB, Naomar Monteiro Filho. “Reconhecemos todo o esforço do prefeito Vane para agilizar a implantação do campus da universidade em Itabuna e agradecemos esse apoio importante”, afirmou Naomar.
A aula inaugural da UFSB contou com as presenças do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, dos reitores de universidades baianas, prefeitos dos municípios do Sul da Bahia, representantes de entidades empresariais e sindicais, professores, pais e estudantes do campus Jorge Amado e dos colégios universitários (CUNIS). O ano letivo no campus da UFSB para os 240 estudantes começou na segunda-feira, bem como para os 330 estudantes dos Colégios Universitários (CUNIS).
Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Itabuna
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.