CCJ do Senado aprova PL de Márcio Marinho que dobra pena para estelionato contra idoso

PLC 23/2015 altera o Código Penal para aumentar a punição por estelionato, se o crime for cometido contra um idoso.

Publicado em 25/10/2015 - 00:00

ccj-do-senado-aprova-pl-de-marcio-marinho-prb-que-dobra-pena-para-estelionato-contra-idoso-foto-douglas-gomes-23-10-15
PLC 23/2015 altera o Código Penal para aumentar a punição por estelionato, se o crime for cometido contra um idoso

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal (CCJ) aprovou, no último dia 21, uma proposta que altera o Código Penal para aumentar a punição por estelionato, se o crime for cometido contra um idoso. De autoria do deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), o Projeto de Lei da Câmara 23/2015, propõe que nesse caso a pena seja aplicada em dobro.

Atualmente, a pena para estelionato é de um a cinco anos de prisão mais multa. De acordo com a proposta, no caso de a vítima ser pessoa idosa, a pena mínima será de dois anos de reclusão e a máxima poderá chegar a dez anos.

O Artigo 171 do Código Penal define estelionato como a tentativa de tentar “obter, para si ou outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento”.

“Dada a gravidade dessa conduta, em que criminosos se valem da vulnerabilidade da vítima para dela tirar proveito, a pena deve ser adequadamente aplicada, a fim de desestimular esse tipo de crime e também punir com o devido rigor aquele que lança mão desses ardis”, destaca Márcio Marinho.

A matéria seguirá agora para o Plenário para decisão final. Se for aprovada sem alterações, será enviada à sanção presidencial.

 

Fonte: Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend