CCJ aprova projeto que torna obrigatória a instalação de semáforos com temporizadores

Autor da proposta, Antonio Bulhões (PRB-SP) explica que esses equipamentos informam, com precisão, o tempo restante para a mudança de sinal e evita acidentes

Publicado em 04/06/2014 - 00:00

CCJ aprova projeto de Bulhões que torna obrigatória a instalação de semáforos com temporizadores
Segundo o deputado, os aparelhos detectores de avanço de sinal geralmente são colocados após se levar em conta algumas características do local

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, nesta terça (03), o Projeto de Lei 1542/2011, de autoria do deputado republicano Antonio Bulhões (PRB-SP). A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro para tornar obrigatório o uso de temporizador em equipamentos de sinalização semafórica com aparelhos detectores de avanço de sinal. A matéria segue para votação no Senado Federal.

Bulhões explica que esses equipamentos informam, com precisão, o tempo restante para a mudança de sinal e evita acidentes. “Os semáforos com temporizadores dão condições para o condutor decidir, com certa antecedência, se pode prosseguir ou deve parar. Como os temporizadores existentes no mercado não possuem tamanho reduzido, os condutores ainda teriam a vantagem de enxergá-los, de longe”.

antonio-bulhoes-prb-sao-paulo-3Segundo o deputado, os aparelhos detectores de avanço de sinal geralmente são colocados após se levar em conta algumas características do local, como, por exemplo, o volume de tráfego de veículos e pedestres, a velocidade média dos veículos e o número de acidentes. “O uso concomitante de temporizadores só iria contribuir para aumentar a segurança de condutores e pedestres nesses locais. Os custos para a implantação dos equipamentos não representam nenhum problema, pois eles seriam arcados com os recursos arrecadados por meio das multas, pois há previsão para isso no próprio Código de Trânsito”, acrescenta.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto 01: Divulgação
Foto 02: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend