Campanha Recicla Mais será lançada em Curitiba

De iniciativa do deputado federal Luizão Goulart (PRB-PR), campanha “Recicla Mais” será lançada na próxima segunda-feira (24)

Publicado em 21/06/2019 - 00:00

Campanha “Recicla Mais” será lançada em Curitiba
De iniciativa do deputado federal Luizão Goulart (PRB-PR), campanha “Recicla Mais” será lançada na próxima segunda-feira (24)

Brasília (DF) – A cada dia que passa produzimos mais lixo e essa crescente afeta diretamente o futuro do nosso planeta. Como mudar essa realidade? Fazer a nossa parte já é o primeiro passo. É por isso, que o deputado federal Luizão Goulart (PRB-PR) colocará em prática a campanha “Recicla Mais”. Na próxima segunda-feira (24), o ex-prefeito de Pinhais vai reunir lideranças, técnicos e autoridades da área de meio ambiente para discutir políticas de incentivo à reciclagem em Curitiba e Região Metropolitana. A audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Curitiba, a partir das 14h e é aberta ao público.

Como membro da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, Luizão defende alternativas para incentivar, cada vez mais, o trabalho dos recicladores e aquecer a economia. Além disso, Luizão é relator na Comissão de Constituição e Justiça do Projeto de Lei 7535/2017, de autoria do deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), que propõe a criação de novos fundos como incentivos para a indústria da reciclagem.

Projeto de lei

O Projeto de Lei 7535/2017 visa promover ações que estimulem a cadeia produtiva da reciclagem com vistas a fomentar o uso de matérias-primas e insumos de materiais recicláveis e reciclados, nos termos do Art. 44 da Lei nº 12.305, de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, o projeto prevê criação do Fundo de Apoio para Ações Voltadas à Reciclagem (Favvorecicle) e Fundos de Investimento para Projetos de Reciclagem (ProRecicle), criando alternativas de isenção de impostos às empresas.

Incentivo à reciclagem

Incentivar a reciclagem já é uma prática constante para o deputado federal Luizão Goulart. Como prefeito de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, ajudou a criar a Associação de Recicladores de Pinhais (Arepi). Na época, a Prefeitura construiu um barracão, investiu na capacitação dos catadores, adquiriu equipamentos e uniformes e ainda conseguiu crédito para compra de um caminhão. Atualmente, pelo menos 40 famílias vivem da atividade desenvolvida na Arepi. Eles são responsáveis pela separação e destinação de aproximadamente 60 toneladas de material reciclável por mês.

Acúmulo de lixo

Somados os 23 municípios que compõe o Consórcio Metropolitano de Resíduos Sólidos da Grande Curitiba, são destinados aos aterros sanitários 838,3 mil toneladas por ano, seriam 9,8 mil toneladas por mês ou 2,3 mil toneladas por dia. “Com a separação correta dos resíduos e a adesão de alternativas para o reaproveitamento do lixo orgânico, conseguiremos reduzir consideravelmente o acumulo de lixo nos aterros e combater o impactos ao meio ambiente”, explicou Luizão.

Texto: Vinicius Rocha / Ascom – deputado federal Luizão Goulart
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro