Campanha aponta os 7 erros no trânsito

Para mudar essa lista, Curitiba começou com a campanha “Mudar de pista? Ligue o pisca!”

Publicado em 8/4/2014 - 00:00

Vereador Valdemir Soares
Vereador Valdemir Soares PRB-PR

Curitiba (PR) – Deixar de ligar a seta nas ruas e estradas brasileiras é um dos 7 erros mais cometidos pelos motoristas, ocupando a 5ª posição no ranking de 98% das causas de acidentes de trânsito que envolvem falha humana, segundo Observatório Nacional de Segurança Viária. Para mudar essa lista Curitiba começou com a campanha “Mudar de pista? Ligue o pisca!”, que teve início no mês de abril.

Não dar a seta pode ser a falha mais simples de ser corrigida. As outras atitudes que completam a lista de irresponabilidades e podem causar acidentes de trânsito são: utilizar o celular ao volante, dirigir alcoolizado, dirigir muito próximo da traseira do carro à frente, dirigir acima da velocidade permitida, deixar de usar o cinto de segurança e não fazer a manutenção do veículo

A intenção da campanha para utilização correta da seta é conscientizar a população para prevenção de acidentes, incentivar a educação entre os motoristas, promover a fluidez no trânsito e o respeito ao Código Brasileiro de Trânsito. De acordo com o propositor da campanha vereador Valdemir Soares (PRB-PR), em abril a ideia será compartilhada na internet e para os próximos meses estão programadas intervenções nas ruas da cidade em horários pré-determinados. “Vamos às ruas promover a importância da utilização da seta na promoção da educação no trânsito e prevenção de acidentes”, afirmou o parlamentar

Diferentes imagens com o slogan da campanha “Mudar de pista? Ligue o pisca!” já estão circulando nas redes sociais, com boa aceitação. “O mundo agradece”, foi um dos comentários enviados por um internauta ao saber do início da campanha. A obrigação de usar a seta corretamente acaba sendo uma gentileza, pois a não a sinalização alvoroça os ânimos de muitos curitibanos. “O susto de uma freada brusca pode gerar uma briga no trânsito e incitar a violência ou causar um acidente”, alerta Valdemir.

Texto e foto: Ascom – vereador Valdemir Soares  

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend