Câmara de Belém promove sessão para discutir Esclerose Lateral Amiotrófica

Câmara de Belém promove sessão para discutir a ELA

Sessão foi proposta pelo vereador França (Republicanos), autor da lei que instituiu o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no calendário de Belém

Publicado em 10/09/2019 - 00:00

Câmara de Belém promove sessão para discutir ELA
A sessão foi proposta pelo vereador França (Republicanos), autor da lei que instituiu a data 6 de setembro como Dia Municipal de Conscientização sobre a doença no calendário de Belém

Belém (PA) – Na sexta-feira (6), Dia Municipal alusivo à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a Câmara Municipal de Belém trouxe o assunto para debate na intenção de proporcionar conhecimento à sociedade e chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce. A sessão foi proposta pelo vereador França (Republicanos), que também foi o autor da lei que instituiu a data no calendário oficial do município.

A enfermidade causa paralisia progressiva em todos os músculos, comprometendo a motricidade dos membros, fala, deglutição e até mesmo, a respiração. O principal sintoma da doença é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos, inicialmente num dos lados do corpo, mas existem outros como cãibras, espasmos e perda da sensibilidade.

Outro motivo para promover a sessão, segundo o vereador, foi homenagear o jovem Paulo Costa, portador da ELA e a inspiração para a implantação do projeto “Desistir Jamais”, que auxilia no tratamento de pacientes com a doença.

“Nos últimos meses, Paulo tem sido uma inspiração para todos nós, pois por meio de sua coragem e força de lutar contra essa doença degenerativa, não pensa em desistir apesar das circunstâncias e dificuldades que ela proporciona. Tenho certeza que nosso projeto, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a ELA, vai ajudar a abrir a mente das pessoas e conscientizá-las”, destacou França.

Texto: Kaio Medeiros / Ascom – vereador França
Fotos: Felipe Anjos
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro