Câmara aprova garantia de acompanhamento e orientação à amamentação

Rosangela Gomes, relatora da proposta, destaca que iniciativa é importante principalmente para as mulheres que são mães pela primeira vez

Publicado em 09/03/2017 - 00:00

Rosangela Gomes, relatora da proposta, destaca que iniciativa é importante principalmente para as mulheres que são mães pela primeira vez

Brasília (DF) – O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei 3170/15 que garante o direito a acompanhamento e orientação à mãe com relação à amamentação. A matéria irá ao Senado.

O texto aprovado é uma emenda substitutiva apresentada pela deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), em nome da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

“A iniciativa é importante principalmente para as mulheres que são mães pela primeira vez”, disse a relatora.

Técnica adequada

Segundo o texto, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, serão obrigados a acompanhar a prática do processo de amamentação, por meio do corpo técnico já existente, e a prestar orientações à mãe quanto à técnica adequada enquanto ela permanecer na unidade hospitalar.

O projeto muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), no qual estão listadas obrigações dos hospitais e maternidades em relação aos direitos do recém-nascido e da mãe.

“É importante que as famílias saibam que a amamentação realizada de forma adequada, em uma boa posição, não provoca dores, o leite é secretado em quantidade adequada e o bebê engole sem dificuldades. Pequenos ajustes podem significar ganhos enormes em termos de saúde”, ressaltou o autor da proposta, deputado Daniel Garcia.

Fonte: Agência Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend