Brasília comemora Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Ricardo Quirino apoia movimento que informa população idosa dos cuidados com a saúde dos ossos

Publicado em 24/10/2012 - 00:00

24_10_12_destaque01_df_brasilia_comemora_dia_mundial_osteoporose002
Ricardo Quirino apoia movimento que informa população idosa dos cuidados com a saúde dos ossos

Brasília (DF) – Com o slogan “Ame seus ossos”, cerca de 700 idosos compareceram ao Ginásio Nilson Nelson para comemorar o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, em Brasília. O Secretário do Idoso, Ricardo Quirino (PRB), aprovou a iniciativa de levar informações à sociedade de como combater a doença e de nutrição. Diversas atrações foram realizadas como Dança Sênior, Tai Chi Chuan e Capoterapia, por exemplo. O encontro foi organizado pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde, no último sábado (20).

“O idoso é prioridade para nós. Trabalhamos para que o idoso tenha uma melhor qualidade de vida e se sinta valorizado”, reforça Quirino. No evento, várias pessoas puderam compartilhar experiências. A participante Rita Clara Sampaio Souza, 56 anos, descobriu que tinha a doença há seis meses. Segundo ela, foi o exame de densitometria óssea que permitiu avaliar o estágio da doença para dar início ao tratamento. “Faço uma dieta rica em cálcio, me alimento de bastante verdura e legumes, consumo carne branca e evito carne vermelha. O médico me pediu pra não consumir cafeína e nem refrigerante do tipo cola”, compartilha Rita.

24_10_12_destaque01_df_brasilia_comemora_dia_mundial_osteoporose003De acordo com a coordenadora do Programa de Prevenção à Osteoporose da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Dra. Helenice Gonçalves, a osteoporose deve ser prevenida com mais antecedência, pois se trata de uma doença crônica causada pela diminuição de cálcio nos ossos, tornando-os enfraquecidos e predispostos a fraturas.

“A prevenção à doença deve ser iniciada ainda na infância. Nessa fase, a pessoa ganha estatura, fortifica o esqueleto e adquire massa óssea necessária”, explica. Segundo ela, a ocorrência é maior no sexo feminino, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento. “Por isso, é importante que a pessoa pratique pelo menos atividade física quatro vezes por semana, evite consumir café em excesso, consuma bastante alimento rico em cálcio e se exponha ao sol pelo menos 10 minutos por dia”, finaliza a coordenadora.

Fonte e fotos: Ascom – SEI/DF
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro