Brasil x Venezuela: Renato Silva denuncia cobrança de ‘pedágio’ em rota alternativa

Parlamentar disse que o governo federal está inerte perante a situação de Pacaraima e de Roraima como um todo

Publicado em 03/05/2019 - 00:00

Brasil x Venezuela: Renato Silva denuncia cobrança de ‘pedágio’ em rota alternativa
Parlamentar disse que o governo federal está inerte perante a situação de Pacaraima e de Roraima como um todo

Boa Vista (RR) – Após uma visita realizada no último sábado (27/04) a Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, o deputado estadual Renato Silva (PRB-RR) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na terça-feira (30/04), para denunciar a cobrança de uma espécie de pedágio pela guarda venezuelana em uma estrada alternativa que liga os dois países.

Há mais de um mês a “fronteira oficial” está bloqueada, a mando de Nicolás Maduro, para impedir a entrada dos produtos e, segundo o presidente venezuelano, de uma consequente interferência externa.

Ao apresentar fotos da movimentação nesta barreira improvisada, Renato Silva afirmou que os militares venezuelanos estariam cobrando R$ 50 para quem quer cruzar a fronteira. Segundo ele, o movimento no local é intenso. “A fronteira não está fechada. Ela está fechada para quem quer entrar legalmente. Os bandidos estão entrando normalmente no país e o nosso Exército está omisso”, denunciou.

O parlamentar continuou as críticas ao governo federal ao afirmar que enquanto há contratos milionários para a manutenção de abrigos a imigrantes venezuelanos, a assistência aos brasileiros tem sido precária por parte das autoridades federais. “Eu vejo uma solução: parar de atender os imigrantes. Atender primeiro os roraimenses e, se sobrarem vagas, atendemos os venezuelanos”, sugeriu Renato Silva, se referindo principalmente ao sistema de saúde.

O deputado estadual Renan Filho (PRB-RR) fez um aparte no qual citou a visita de uma comitiva de deputados federais, liderada por Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL). O parlamentar relembrou que várias outras comitivas formadas por ministros e outras autoridades federais já visitaram o estado para conhecer o problema. “Tomara que esta comitiva não seja igual a tantas outras que já vieram ao estado, voltaram a Brasília e não fizeram nada”, criticou.

Texto: Yana Lima / Ascom – ALE/RR
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Jader Souza

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro