Barra do Piraí terá convênio com associação de Coleta Seletiva

Prefeito Mario Esteves (PRB) fez a entrega simbólica do caminhão de coleta seletiva aos cidadãos barrenses, na última sexta-feira (25)

Publicado em 30/05/2018 - 00:00

Barra do Piraí terá convênio com associação de Coleta Seletiva
Prefeito Mario Esteves (PRB) fez a entrega simbólica do caminhão de coleta seletiva aos cidadãos barrenses, na última sexta-feira (25)

Barra do Piraí (RJ) – A prefeitura, por meio das Secretarias de Trabalho, de Meio Ambiente e de Assistência Social, realizou evento para entrega do caminhão de coleta seletiva aos cidadãos barrenses, na última sexta-feira (25), com o suporte dado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O objetivo é despertar nas pessoas a consciência ambiental ao descartar o lixo e regularizar a fonte de renda dos catadores do município.

“Os catadores e cooperativas que atuam no segmento serão diretamente beneficiados pelo projeto”, escreveu o prefeito Mario Esteves (PRB) em uma rede social. Para o diretor do Departamento de Trabalho e Renda, Carlos Alberto Loureiro, a medida reduzirá o lixo no meio ambiente e aterros sanitários. “A reutilização de resíduos por meio da reciclagem diminuirá o volume de lixo que se amontoam nos aterros sanitários. Atualmente, Barra do Piraí está sem um aterro próprio, então, todo o descarte é feito na cidade de Vassouras. A expectativa é que das 1,9 mil toneladas geradas pela população barrense mensalmente, a coleta seletiva reduza 400 toneladas de lixo ao mês”, completa.

Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Wagner Aiex, ressalta a importância do projeto para geração de emprego e renda. “Vamos gerar emprego e contratar cerca de 30 famílias através do convênio com Associação de Catadores de Recicláveis de Barra do Piraí, que conta com duas cooperativas: ReciclaBarra e Paraíso. A Sescoop é responsável pelo treinamento dos trabalhadores. As famílias, que viviam no lixão e, através da reciclagem tiram o seu sustento, poderão ser melhor assistidas pela prefeitura”, conta.

O deputado Estadual e ex-secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa, fala sobre a colaboração do Inea. “O Inea atua de maneira descentralizada por meio de nove superintendências regionais e de um escritório avançado, correspondentes às regiões hidrográficas, e abrangendo todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Queremos assessorar os municípios para a implantação da coleta seletiva solidária. A doação do caminhão de coleta seletiva é a guinada na infraestrutura que Barra do Piraí precisava, pois já existem pessoas dedicadas a atuarem nesse ramo, que é muito importante”, afirma.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Barra do Piraí
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro