Assembleia da Paraíba vai debater atualização do regimento disciplinar da PM

Sessão especial foi proposta pelo deputado estadual Jutay Meneses. Republicano está trabalhando em um projeto de lei para modificar a legislação

Publicado em 27/04/2017 - 00:00

Sessão especial foi proposta pelo deputado estadual Jutay Meneses. Republicano está trabalhando em um projeto de lei para modificar a legislação

João Pessoa (PB) – Por iniciativa do deputado estadual Jutay Meneses (PRB), a Assembleia Legislativa da Paraíba realiza nesta quinta-feira (27), às 14h30, sessão especial para discutir a modificação do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDPM), código de conduta e disciplina que foi instituído por meio do Decreto governamental nº 8.962, de 11 de março de 1981. 

O parlamentar informou que em conjunto com alguns policiais já vem trabalhando para formular um Regulamento mais moderno para a Polícia Militar. Ele espera que, após a sessão especial, outros policiais e representantes de entidades, possam se unir a esse trabalho. “Vamos trabalhar em conjunto com os policiais. São eles que devem dizer o que deve mudar e o que continua valendo. Para isso iremos fazer esse debate na Assembleia Legislativa”, disse.

Como justificativa, o deputado disse que o RDPM afronta os princípios constitucionais. Para ele, a Constituição Federal é o topo do ordenamento jurídico brasileiro e não se pode continuar com um regulamento que a afronte. “Não é possível que nossos policiais sigam um regulamento tão antigo. Vários pontos são ultrapassados e não condiz com a nossa realidade. A liberdade de expressão é um ponto que deve ser revisto nessa nossa proposta de reformulação”, destacou o deputado.

Conforme o deputado, após os encontros para debater o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, será apresentado um Projeto de Lei com as modificações propostas. O projeto irá tramitar nas comissões até chegar para apreciação do plenário. “Tenho certeza que essa matéria será aprovada por unanimidade já que, acredito, que todos os deputados são favoráveis à atualização do Regulamento”, observou.

Polícia Militar

Criada ainda no tempo do Império (em 3 de fevereiro de 1832), a Polícia Militar da Paraíba é, atualmente, o mais antigo órgão público em atividade no Estado. Ao longo da sua história, a PM esteve presente nos mais importantes momentos históricos do Brasil e da Paraíba, a exemplo do combate à Revolução Praieira, à Guerra do Paraguai, à Revolta do Quebra-quilos e à Coluna Prestes. Inicialmente, a corporação foi formada com um efetivo de 50 homens, sendo 15 a cavalos e 35 a pé. As primeiras missões foram a Guarda da Cadeia e a execução de rondas no Centro de João Pessoa

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend