Assembleia aprova projeto de Jutay Meneses que penaliza empresas por prática de trabalho escravo

O objetivo é coibir condutas que favoreçam a exploração do trabalho em condições análogas a escravidão.

Publicado em 24/10/2014 - 00:00

assembleia-aprova-projeto-de-jutay-meneses-prb-que-penaliza-empresas-por-pratica-de-trabalho-escravo-foto-divulgacao-22-10-2014
O objetivo é coibir condutas que favoreçam ou configurem a exploração do trabalho em condições análogas a escravidão.

 

João Pessoa (PB) – A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o Projeto de Lei nº 1.945/14, do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), que cassa a inscrição do cadastro de contribuintes do ICMS (Imposto sobre Operações relativas a Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) de empresas que façam uso direto ou indireto de trabalho escravo.

O objetivo, segundo o parlamentar, é coibir condutas que favoreçam ou configurem a exploração do trabalho em condições análogas a escravidão. “Erradicar o trabalho escravo e/ou degradante deve ser uma missão permanente de todos, em especial das instituições públicas, até porque trata-se de uma prática criminosa tipificada em várias legislações especialmente no artigo 149 do Código Penal Brasileiro”, defendeu.

O republicano considera uma vergonha para o Brasil ainda ser noticiado na mídia casos de exploração no trabalho, tendo em vista que a prática foi abolida há 116 anos. “Apesar dos avanços, ainda temos que aperfeiçoar cada vez mais a legislação e os instrumentos de fiscalização para atingirmos a meta de erradicar do nosso meio este crime”, ponderou.

As empresas que forem autuadas pela prática de trabalho escravo serão impedidas de exercerem o mesmo ramo de atividade, mesmo que em estabelecimento distinto e também serão proibidas de entrarem com pedido de inscrição de nova empresa, no mesmo ramo de atividades. Para entrar em vigor, o texto depende apenas de sanção do governo estadual.

 

Texto:  Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend