Arimateia homenageará profissionais que lutam pelos idosos na Bahia

Republicano concederá o Prêmio Amigo da Pessoa Idosa para profissionais engajados e de dedicação notória com essa parcela da população

Publicado em 29/05/2019 - 00:00

Arimateia homenageará profissionais que lutam pelos idosos na Bahia
Republicano concederá o Prêmio Amigo da Pessoa Idosa para profissionais engajados e de dedicação notória com essa parcela da população

Salvador (BA) – O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), utilizou a tribuna, nesta terça-feira (28), para fazer referência ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado anualmente no dia 15 de junho. Na ocasião, o republicano  informou que irá conceder o Prêmio Amigo da Pessoa Idosa para profissionais engajados e de dedicação notória com essa parcela da população.

“Uma forma de reconhecer o trabalho de instituições e pessoas que de forma voluntária lutam diariamente para difundir e potencializar os direitos das pessoas idosas, que são invioláveis e precisam ser respeitados e colocados em prática”, explicou Arimateia, ao frisar que um em cada seis idosos sofre alguma forma de abuso no mundo.

Para ilustrar a temática, o deputado ressaltou os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados em 2017. A previsão do órgão é de que este índice cresça, pois o estudo aponta que quase 16% dos idosos já foram submetidos a abusos psicológicos, abusos financeiros (6,8%), negligência (4,2%), abusos físicos (2,6%) ou abusos sexuais (0,9%).

O trabalho de José de Arimateia em defesa dos idosos é expresso em sessões especiais anuais, audiências públicas, como por exemplo a que debateu o superendividamento do idoso. Durante os seus diversos pronunciamentos, ele enfatizou a importância da aprovação dos projetos de lei de sua autoria, como o de nº 12.367/2001, que propõe a criação da Delegacia de Proteção ao Idoso e Indicações, e o de nº 18.698/2011, que solicita a implantação do Instituto do Idoso. Outros considerados de relevância são os que propõem a criação da Delegacia do Idoso na cidade de Feira de Santana, a construção do Hospital do Idoso e Casas de Convivência para idosos vítimas de violência no estado da Bahia.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro