Arimateia defende ações que beneficiem pacientes com doenças falciformes

Parlamentar alerta que a Bahia é o local com o maior número de portadores da enfermidade

Publicado em 28/10/2017 - 00:00

Arimateia defende ações que beneficiem pacientes com doenças falciformes
Parlamentar alerta que a Bahia é o local com o maior número de portadores da enfermidade

Salvador (BA) – Em pronunciamento, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB), destacou a importância de ações que beneficiem as pessoas com doenças falciformes. O republicano lembra que somente na Bahia, mais de 30 mil pessoas convivem com a doença que é genética e hereditária.

Arimateia destacou, ainda, que a anemia falciforme atinge predominantemente a população negra, podendo manifestar-se também em brancos. Além disso, estima-se que a cada 650 nascidos vivos, um apresenta a patologia. “A Bahia é o local com maior número de portadores da enfermidade já classificada como um dos grandes problemas de saúde pública em todo o país”, comentou ao apontar que a doença causa, entre outros sintomas, fortes dores, fadiga intensa, feridas nas pernas, tendência a infecções, além de problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais”, disse.

O deputado do PRB apontou, ainda, que por se tratar de uma doença que causa imenso sofrimento e não tem cura, os pacientes precisam de ainda mais atenção e cuidado. “Precisamos de políticas públicas eficazes. Considero um passo importantíssimo para o acompanhamento e bem-estar dos portadores. Seguirei atento e trabalhando para essas pessoas”, opinou Arimateia.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro