Aprovado: Teste da orelhinha virou lei em Porto Velho em março de 2014

Maternidades serão obrigadas a realizar o exame.

Publicado em 3/1/2015 - 00:00

Aprovado: Teste da orelhinha virou lei em Porto Velho em março de 2014
Maternidades serão obrigadas a realizar o exame.

 

RETROSPECTIVA

Porto Velho (RO) – Preocupado com a falta de cumprimento de uma lei federal, o vereador Delso Moreira (PRB-RO) apresentou em, março de 2014, projeto que obriga maternidades e hospitais a realizarem o teste da orelhinha em todos os recém-nascidos do município. Colocado em pauta, a matéria foi aprovada pelo plenário e deveria seguir para a sanção do Executivo.

“A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala da linguagem. Estudos realizados recentemente vêm comprovando que a detecção de alterações auditivas e a intervenção iniciada até os seis meses de idade garantem à criança o desenvolvimento da compreensão e da expressão da linguagem, assim como sua interação social, comparável com as crianças normais da mesma faixa etária”, apontou o parlamentar em sua justificativa à época.

O projeto prevê ainda que em casos positivos, as famílias devem receber orientações sobre os programas de assistência às crianças nos Centros de Saúde da Rede Municipal.

Texto: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend