André Santos promove debate sobre educação financeira para crianças em SP

Vereador afirma que a educação financeira ainda não faz parte da cultura nas escolas e o reflexo disso é o alto número de endividados ainda jovens

Publicado em 30/11/2017 - 00:00

André Santos promove debate sobre educação financeira para crianças em SP
Vereador afirma que a educação financeira ainda não faz parte da cultura nas escolas e o reflexo disso é o alto número de endividados ainda jovens

São Paulo (SP) – O vereador André Santos (PRB-SP) promoveu, no último dia 28, o evento “Educação Financeira para Crianças: Educando nossas crianças para serem consumidores conscientes e preparados para o futuro”. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo e contou com a participação de especialistas, estudantes, educadores e representantes do Serasa e Associação Comercial de SP. 

O republicano alerta que o Brasil tem hoje cerca de 60 milhões de devedores e inadimplentes. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Lojistas (CNDL), só na capital paulista, uma em cada quatro pessoas faz parte dessa estatística.

André Santos promove debate sobre educação financeira para crianças em SP“Desde cedo, aprendemos português e matemática na escola. Mas ensinar finanças para nossas crianças ainda não faz parte da nossa cultura e o reflexo disso é o alto número de endividados ainda jovens”, comentou o parlamentar, que também é autor do Projeto de Lei nº 628/2017 que institui o Programa da Educação Financeira Infantil nas escolas municipais de São Paulo.

Para a educadora financeira Patrícia Lages, é possível mudar as estatísticas com a cultura passiva de dependentes financeiros. “Devemos assumir a postura da responsabilidade e, quanto antes ensinarmos nossas crianças a pouparem, mais natural isso será para elas”, disse.

O empreendedor Thiago Nigro também falou sobre a cultura paternalista que impede o crescimento econômico de muitas pessoas. “Precisamos parar de se vitimar e ser protagonista das nossas vidas. Vamos levar a educação financeira a sério, pois um país cresce mais quando as pessoas têm educação financeira”, afirma Nigro que acaba de lançar o documentário “O Código da Riqueza”.

Os alunos da Emef Ceu Inácio Monteiro apresentaram um pequeno projeto de educação financeira com base nos ensinamentos do professor Marcelo Ponciano, que também esteve presente ao lado da gestora Márcia Regina.

Texto e foto: Ascom – vereador André Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend