André Santos homenageia mulheres negras na Câmara Municipal de São Paulo

Solenidade reuniu diversas lideranças do movimento negro feminino

Publicado em 08/08/2017 - 00:00

Solenidade reuniu diversas lideranças do movimento negro feminino

São Paulo (SP) – A Câmara Municipal de São Paulo promoveu na última terça-feira (1º) uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. O evento foi proposto pela ONG da Juventude Negra e pela Liga de Mulheres com o apoio do vereador e líder do PRB na Câmara, André Santos.

No Brasil, a data é comemorada anualmente em 25 de Julho em homenagem a Teresa de Benguela, líder quilombola no século XIX que teve em sua trajetória, uma árdua busca por direitos dos negros.

O evento também contou com a participação do Coordenador Estadual do PRB Igualdade Racial, Cleuder de Paula, e de mulheres que se engajam junto ao movimento de inclusão e emponderamento de mulheres negras. Entre as homenageadas estavam Katia Teófilo, de 36 anos e Cleide Neves, de 58 anos, pelo trabalho social que desempenham.

O encontro que contou com a presença de mais de 300 pessoas também recebeu autoridades do movimento como a advogada e coordenadora do SOS Racismo, Eliane Dias; e Maria Sylvia, presidente do Géledes – Instituto da Mulher Negra.

Durante a cerimônia, André Santos ressaltou a importância da data. “Hoje, estamos aqui para celebrar essa data que representa um marco das lutas e conquistas da mulher negra, como o combate à violência, a discriminação, desigualdade e a conquista de espaços no mercado de trabalho, nas universidades e nos parlamentos”, afirmou o parlamentar.

O vereador ainda destacou que eventos como este são ótimas oportunidades para articular políticas públicas para essas mulheres. “Isso é fundamental para que cada vez mais mulheres estejam no centro do poder, donas de suas próprias empresas, profissionais, parlamentares, líderes de movimentos humanitários e representantes do movimento negro e do povo”, concluiu André Santos.

Texto e foto: Ascom – vereador André Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend