Antes de ser deputada federal, Aline Gurgel foi vereadora e presidente da União de Vereadores do Amapá e, pela experiência acumulada, reafirma a importância desses legisladores
Publicado em 25/4/2019 - 00:00
Brasília (DF) – No lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Legislativo Municipal, a deputada federal Aline Gurgel (PRB-AP), escolhida presidente do colegiado, destacou a importância dos vereadores. “Embora todos sejamos conhecedores dos estados que aqui representamos, muitas vezes não temos condições de identificar a natureza dos problemas nem apontar soluções sozinhos. São eles que nos indicam as dificuldades e potencialidades dos munícios e onde deve haver investimentos e esforços”, disse a republicana.
No cronograma de trabalho da Frente estão previstas mobilizações como o incentivo de capacitação e profissionalização de parlamentares e servidores, além da promoção de inclusão digital em todas as Câmaras Municipais. “Estamos aqui representando as mais de cinco mil Casas Legislativas do país. Queremos identificar os principais problemas de cada uma delas e, assim, pensar e propor soluções. Esse trabalho vai melhorar o desenvolvimento não só das Câmaras, mas dos municípios e comunidades que elas atendem”, disse Aline Gurgel. A deputada ainda propôs Procuradorias das Mulheres em todo o país: “Assim, vamos defender a inserção das mulheres na política, debater pautas como feminicídios e defender cotas e fundos partidários”.
O deputado Benes Leocádio (PRB-RN), membro do colegiado, cobrou compromisso dos parlamentares presentes com a pauta municipal. “Precisamos de mais lealdade e coerência. É comum ver deputados e senadores que, apesar de se declararem municipalistas, não agem como tal nas votações”, disse. Benes, que foi prefeito por cinco mandatos, complementou: “Eu vivi durante 20 anos à frente de uma prefeitura, muito próximo de vereadores, e sei o que é representar uma comunidade. É hora de nos unir, todos os partidos, todos os Executivos, federal, estaduais e municipais. Temos responsabilidade em mudar o Brasil”.
O evento aconteceu durante a semana da Marcha dos Vereadores 2019, que ocorre entre os dias 23 e 26 de abril, em Brasília, por iniciativa da União dos Vereadores do Brasil (UVB). O presidente da entidade, vereador Gilson Conzatti, analisa que iniciativas como a da Frente Parlamentar são sinais de que existe um entendimento de fortalecimento do Poder Legislativo como um todo. “Quando mais de 300 parlamentares assinam a criação de um colegiado a favor dos vereadores está claro que somos parceiros e que vamos evoluir juntos. Fico ainda mais feliz por saber que a deputada Aline Gurgel presidirá a Frente. Eu sei do trabalho e da vontade que ela tem e da força que vai empenhar para que as Câmaras Legislativas sejam respeitadas, principalmente aqui, no Congresso Nacional”, destacou Gilson.
Antes de ser deputada federal, Aline Gurgel foi vereadora e presidente da União de Vereadores do Amapá e, pela experiência acumulada, reafirma a importância desses legisladores. “O vereador é o político mais perto da população e o que ganha menos. Muitos deles sequer possuem gabinete ou dispõem de estrutura para fazer seus trabalhos, mas, mesmo assim, não se acovardam”, disse a deputada do PRB.
Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.