Alertas contra a gripe no Sul

Waldir Canal pede campanhas em Porto Alegre

Publicado em 20/03/2013 - 00:00

Alertas contra a gripe no Sul
Waldir Canal pede campanhas em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) – A mudança de temperaturas no Rio Grande do Sul e a chegada da estação outono ocasionaram um aumento significativo dos registros de crianças e idosos com resfriado ou gripe em diferentes estabelecimentos de saúde de Porto Alegre, na última semana.  Por causa disso, o vereador Waldir Canal (PRB) oficializou pedido à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade para antecipação das campanhas de alertas contra a gripe H1N1 – doença respiratória ocasionada pelo vírus Influenza A.

Waldir Canal reforça que é preciso preparar os profissionais de atendimento na prestação de informações sobre a doença, como também, sobre o calendário de vacinação e alertas para os principais sintomas. Ele sugere ainda a divulgação de procedimentos cabíveis para evitar o contágio ou epidemia da gripe na cidade. “Campanhas de alertas e de precaução evitam correrias, superlotação em emergências hospitalares, ou maiores danos à saúde dos cidadãos”, defende Canal lamentando a ausência de notícias sobre a mobilização da SMS para tratar do tema.

De acordo com o republicano, a divulgação abordaria procedimentos básicos como lavar as mãos, usar álcool gel, arejar ambientes, e cobrir a boca ao tossir ou espirrar, por exemplo. O vereador Waldir Canal é autor da Lei que estabelece obrigatoriedade de vacinação domiciliar aos idosos com dificuldade de locomoção. Além disso, todo o ano, ele distribui folhetos em diversas regiões contendo datas e locais de vacinação.

Já a Secretaria Estadual da Saúde atende por meio do número de telefone 150. A campanha nacional de vacinação contra a gripe, neste ano, ocorrerá entre os dias 15 e 26 de abril.  As vacinas serão destinadas aos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, gestantes (e mulheres que deram a luz há até 45 dias), crianças maiores de 06 meses e menores de 2 anos, pessoas com indicação médica, profissionais da saúde e indígenas aldeados, de acordo com a SMS.

Edição Jamile Reis – Comunicação Nacional do PRB
Fonte e foto: Ascom Waldir Canal

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro