Aldinei Potelecki presta homenagem às mulheres afro-latino-americanas e caribenhas

“Esta sessão representa o reconhecimento não só da câmara, mas da cidade, do quanto as senhoras contribuíram, contribuem e ainda vão contribuir”, destacou o vereador de Criciúma (SC)

Publicado em 29/7/2017 - 00:00

Aldinei Potelecki presta homenagem às mulheres afro-latino-americanas e caribenhas
“Esta sessão representa o reconhecimento não só da câmara, mas da cidade, do quanto as senhoras contribuíram, contribuem e ainda vão contribuir. Parabéns a todas”, destacou Potelecki

Criciúma (SC) – A sessão especial em homenagem às Mulheres Afro-Latino-Americana e Caribenha, proposta do vereador Aldinei Potelecki (PRB), teve cinco mulheres homenageadas: Ana Sônia Domingos, Benta Bitencourt de Assis, Daizi Bernardes Martins, Sonete Terezinha do Canto Antonio, e Sueli dos Passos Simão. O evento aconteceu na noite da última quarta-feira (26).

O dia 26 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, é também o Dia de Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão por duas décadas. Recentemente, por meio do mapa da violência, foi constatado que entre 2003 e 2013 subiu em 54,2% o número de assassinatos de mulheres negras, enquanto, no mesmo período, houve diminuição de 9,8% para as mulheres brancas. Especialistas confiam que estes dados mostram que, para que a sociedade brasileira possa alcançar a equidade entre homens e mulheres, é imprescindível considerar o recorte de raça e etnia, pois, há ainda desigualdade entre mulheres brancas e negras devido ao histórico de violência que a população negra sofreu e sofre até os dias de hoje por conta do racismo.

“Essa homenagem é importante não somente pelas mulheres que estão sendo lembradas hoje, mas por todas que lutam pelo bem coletivo. Quando vermos que a luta não é só das mulheres negras, mas sim da sociedade; quando nos sentir sujeitos da sociedade, lutando pelo bem coletivo, pelo bem comum, estaremos fazendo uma sociedade melhor. Temos que nos unir, nos engajar. Esse prêmio é para todas as pessoas que estão engajadas em lutas sociais”, ressaltou Sonete Terezinha do Canto Antonio, uma das homenageadas.

“São desses momentos que precisamos, são tantas que já partiram e nunca foram lembradas. Hoje é o dia das mulheres negras, sabemos que muitas já sofreram. Isso nos dá força para continuar”, disse Ana Sônia Domingos.

A presidente da ONG de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Criciúma e vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Compirc), Maria Estela Costa da Silva falou sobre a homenagem: “Homenageá-las é o mínimo por tudo o que fizeram e nos ensinaram. São referência de mulheres negras e que estão na luta”.

“Esta sessão representa o reconhecimento não só da câmara, mas da cidade, do quanto as senhoras contribuíram, contribuem e ainda vão contribuir. Parabéns a todas”, destacou Aldinei Potelecki.

Texto e foto: Emerson Teixeira / Ascom – vereador Aldinei Potelecki 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend