Agência PRB Nacional realiza bate-papo sobre ‘vaquinha eletrônica’ nas eleições

Agência PRB Nacional realiza bate-papo sobre ‘vaquinha eletrônica’ nas eleições

Debate foi transmitido na página do PRB no Facebook e tirou dúvidas sobre a inovadora modalidade de financiamento eleitoral

Publicado em 26/04/2018 - 00:00

Agência PRB Nacional realiza bate-papo sobre ‘vaquinha eletrônica’ nas eleições
Debate foi transmitido na página do PRB no Facebook e tirou dúvidas sobre a inovadora modalidade de financiamento eleitoral

Brasília (DF) – A Agência PRB Nacional, do Partido Republicano Brasileiro (PRB), promoveu, nesta quinta-feira (26), o quarto bate-papo on-line sobre as eleições 2018. Exibido na página do PRB no Facebook, o convidado para debater o tema “Conta de Campanha (Vaquinha eletrônica)” foi o advogado do PRB Nacional, dr. Gustavo Simões, que esclareceu dúvidas sobre prestação de contas e prazo para o recebimento de doações por meio de ‘vaquinhas’ na internet.

O debate foi conduzido pela coordenadora da Agência PRB Nacional, a jornalista Helen Assumpção, e pelo jornalista Maurizan Cruz.

Com a proibição, desde 2015, do financiamento de campanhas por empresas, a legislação eleitoral estabeleceu que pré-candidatos podem arrecadar recursos on-line sem estar no período de campanha por meio do crowdfunding, uma espécie de “vaquinha” on-line. Esta inovadora modalidade de financiamento eleitoral já poderá ser utilizada a partir de 15 de maio deste ano, desde que as entidades propensas a sua operação se cadastrem junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A vaquinha é uma inovação na legislação eleitoral no pleito deste ano e também é um momento de participação política da população. Mas tem requisitos, ou seja, a empresa que o candidato vai contratar para arrecadar recursos precisa está cadastrada junto ao TSE. O início da arrecadação já é para agora, dia 15 de maio, e vai até a data da eleição. Estas empresas podem se cadastrar no dia 30 de abril e terem autorização para fazerem a arrecadação coletiva. O TSE vai acompanhar toda essa fase de arrecadação, por isso é importante verificar se a instituição está efetivamente cadastrada, quem são os sócios, olhe a documentação fiscal para você não ter dor de cabeça”, esclareceu dr. Gustavo.

Agência PRB Nacional realiza bate-papo sobre ‘vaquinha eletrônica’ nas eleições
Equipe do PRB Pará durante a transmissão da Live no Facebook

Dr. Gustavo explicou que os pré-candidatos já podem arrecadar a partir do dia 15 de maio por meio da vaquinha eletrônica, mas estes recursos só poderão ser utilizados após o registro da candidatura junto ao TSE.  “Os recursos só podem ser repassados pela empresa ao candidato após ele ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, possuir CNPJ e conta de campanha. Ai sim, a empresa pode fazer a transferência dos valores, que por esta modalidade tem que ser inferior a R$ 1.064. A partir deste valor o doador precisa fazer o deposito na conta do candidato”, disse dr. Gustavo.

Ao comentar sobre a organização das campanhas, dr. Gustavo aconselhou a importância de o candidato ter à sua disposição um profissional da contabilidade. “É imprescindível a presença do contador. Existe um grau de exigência da Justiça eleitoral e a participação do contabilista é fundamental para o sucesso do candidato, os prazos determinados para prestação de cotas são curtos e é este profissional que irá lançar os gastos no site da Justiça Eleitoral e fazer o acompanhamento das contas”, ressaltou.

O convidado aconselhou que os candidatos tenham cuidado a prestarem suas contas à Justiça Eleitoral, pois, segundo ele, alguns erros nesta hora podem resultar até mesmo na cassação da candidatura. Outra informação importante é que todos os candidatos que participarem do pleito eleitoral serão obrigados a prestar contas.  

Assista o vídeo

Live: Contas de Campanha / Vaquinha Eletrônica

Acompanhe nossa Live e saiba tudo sobre Vaquinha Eletrônica.

Publicado por Republicanos10 em Quinta-feira, 26 de abril de 2018

 

Lives no Facebook

Até outubro, estão previstas uma série de bate-papos sobre diversos assuntos que versam sobre as eleições 2018. O primeiro trouxe como tema “Pré-campanha: o que pode ou não pode”, que contou com a participação da advogada Cristiane Britto. O segundo, com dr. Gustavo, abordou o tema “Filiação” e o terceiro enfatizou a importância do jovem na política com o coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira.

O próximo encontro será no dia 10 de maio, com a advogada Cristiane Britto, com o tema: “O que pode ou não pode na campanha eleitoral”.

Texto e fotos: Ascom – Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend