“A educação e o voto não envelhecem” foi tema de debate do PRB Idoso em Brasília

“A educação e o voto não envelhecem” foi tema de debate do PRB Idoso em Brasília

Encontro foi realizado nesta sexta-feira (11), na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença do coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino

Publicado em 11/5/2018 - 00:00 Atualizado em 17/8/2021 - 17:08

Brasília (DF) – O PRB Idoso promoveu, nesta sexta-feira (11), na Câmara dos Deputados, em Brasília, um encontro com o tema “A educação e o voto não envelhecem” para discutir a segurança da pessoa idosa no exercício de sua cidadania.

O encontrou contou com a presença do coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino, e seu vice, coronel Ferrari, da coordenadora do PRB Idoso DF, dra, Adriana Pederneiras, do advogado, dr. Hilton Louzada, idosos e jovens do DF e de Goiânia.

Dentre os outros assuntos debatidos no evento, com vista às eleições deste ano, dr. Hilton Louzada falou da importância da criação de espaços e a abertura de diálogo para os idosos.

“Precisamos abrir espaços e garantir visibilidade para que as pessoas idosas possam se manifestar e participar. A democracia é um patrimônio de todos e a pessoa idosa precisa ter essa garantia, esses espaços de valorização. Hoje, o idoso sofre por ser tratado como invisível e nós temos que torná-lo visível, presente, pois isso garante-lhes segurança e um futuro melhor para nossa sociedade. Quando os cidadãos conhecem seus direitos e o que eles podem proporcionar, aí sim é possível haver o exercício da cidadania”, destacou dra. Hilton.

Dra. Adriana Pedernerias, coordenadora do PRB Idoso DF, defendeu mais capacitação e atenção para com os idosos. Segundo ela, os idosos podem influenciar a família na escolha do voto.

“Este evento foi extremamente importante com o slogan ‘educando para gerar respeito’, pois nossos idosos precisam desse respeito, precisam ser valorizados, eles têm o poder do voto, para exercerem sua cidadania. Além de eles poderem votar, eles influenciam toda a família. Então, é importante capacitar cada vez mais os nossos idosos para que eles cada vez mais defendam seus direitos à qualidade de vida que merecem”, ressaltou dra. Adriana.

Para o coordenador Ricardo Quirino, que em sua exposição falou da importância da participação dos idosos no processo eleitoral e da necessidade de que seus direitos sejam garantidos, avaliou o evento como de extrema importância para a promoção da cidadania.

“Foi um evento positivo, a começar pelo tema escolhido pela coordenação nacional, que foi voltado para a educação, pois educar é conscientizar é fazer a pessoa refletir, seja jovem, adulto ou idoso, sobre a questão do envelhecimento e da participação da pessoa idosa no exercício de sua cidadania. Se o país está envelhecendo, mais pessoas acima de 60 anos irão às urnas, e nós temos que incentivá-los a escolherem àqueles que realmente têm propostas e projetos que vão produzir uma melhora de vida para eles. Fico feliz que o PRB defende os direitos da pessoa idosa”, avaliou Quirino.

Saiba mais

PRB Idoso é um movimento social do Partido Republicano Brasileiro que tem como objetivo direcionar ações voltadas às necessidades da pessoa idosa, debater políticas públicas e propor projetos que contribuam para o seu desenvolvimento justo e digno.

Texto: Agência PRB
Fotos: Brizza Cavalcante – Câmara dos Deputados

Reportar Erro
Send this to a friend