Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo

Republicano venceu com quase 13,5 milhões dos votos válidos

Publicado em 30/10/2022 - 20:24

São Paulo (SP) – Pela primeira vez em 28 anos, São Paulo terá um governo que não é tucano. Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) venceu a disputa contra Fernando Haddad (PT) neste domingo (30), com quase 13,5 milhões dos votos válidos.

“Servir, legar e retribuir. Esse será meu propósito. O estado de São Paulo que eu quero é aquele onde cada cidadão consiga atingir o máximo de sua potencialidade e que sinta cada vez mais orgulho de seu estado. Irei trabalhar para isso com muita determinação”, disse.

Os paulistas representam 22,16% do eleitorado do país. O estado tem 645 municípios, com 393 zonas eleitorais. Ao mesmo tempo que tem o maior eleitorado, tem também o município com a menor quantidade de eleitores: Borá com 1.040 cidadãos aptos.

Biografia

Servidor público de carreira, Tarcísio Gomes de Freitas tem 47 anos, é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e graduado em engenharia no Instituto Militar de Engenharia. Fez parte da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Trabalhou nas áreas de infraestrutura e investimento, foi presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e ministro da Infraestrutura.

Plano de Governo

O programa de Tarcísio é divido em dez vertentes: Saúde sem filas; SP contra o crime; Dignidade e cidadania; Terra do emprego; Um futuro nota 10; SP das mulheres; SP das águas; Cidades inteligentes; SP é agro; e O mundo se encontra aqui.

Dentre suas principais propostas, destacam-se estratégias de industrialização do estado, revisão da política de substituição tributária e ICMS. Neste pacote de desenvolvimento econômico e inovação também foram apresentadas ações para a geração de emprego e renda, e competitividade no setor produtivo.

Na educação, Tarcísio pretende implementar a recomposição de aprendizagem, feita por meio de avaliações sistemáticas de monitoramento e um conjunto de recursos pedagógicos para suplementação de ensino. O plano também cita o “creche 100%”, em que o objetivo é zerar a demanda de creche para crianças de 0 a 3 anos de idade.

Na saúde, a proposta é transformar São Paulo em um polo de referência em saúde digital, com a tecnologia 5G aplicada em todo o sistema.

Já em relação à segurança pública, Tarcísio quer integrar a atuação de todos os agentes: Polícia Militar, Polícia Civil e Guardas Municipais. O republicano também propõe a redução da maioridade penal para 16 anos.

Para a mobilidade, ele defende a construção de trens intercidades e conclusão de obras que agilizem o deslocamento urbano e intermunicipal.

O republicano pretende aumentar também a oferta de habitações com fomento do estado, em parceria com a iniciativa privada, com projetos que integrem espaços voltados a usos não habitacionais, como comércio e serviços.

Clique aqui e confira o plano de governo na íntegra

Leia mais

Wanderlei Barbosa é reeleito governador do Tocantins

Republicanos mantém crescimento nestas eleições e está entre as 10 maiores siglas

Republicanos registra votação histórica com mais de 29 milhões de votos no 1° turno

Texto: Agência Republicana de Comunicação – Arco
Foto: Equipe de Campanha  

Reportar Erro
Send this to a friend