Republicanos aumenta número de mulheres eleitas no Congresso

Partido também elegeu Damares Alves como senadora da República

Publicado em 03/10/2022 - 11:00

Brasília (DF) – O Republicanos elegeu no domingo, 2 de outubro, cinco representantes para a bancada feminina na Câmara dos Deputados. Em 2018, a sigla elegeu três parlamentares mulheres. Foi um crescimento de 67% em relação ao pleito anterior.

Foram eleitas em 2022: Antônia Lúcia (AC), reeleita com 16.280 votos; Rogéria Santos (BA), eleita com 82.012 votos; Rosangela Gomes (RJ), reeleita com 76.292 votos; Maria Rosas (SP), reeleita com 94.787 votos; e Franciane Bayer (RS), eleita com 40.555 votos. As republicanas tomarão posse no dia 1º de fevereiro de 2023 para a 57ª Legislatura.

No geral, as cadeiras na Câmara dos Deputados será ocupada por 17,7% de mulheres. Foram eleitas 91 parlamentares, 14 a mais que em 2018.

Senado

Para o Senado, Damares Alves (DF) com 714.562 votos foi eleita, 44,98% do total. A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos segue para o primeiro mandato no cargo.

No Rio Grande do Sul, Liziane Bayer (RS) foi eleita 1ª suplente na chapa do senador eleito General Hamilton Mourão (RS).

No quadro total de cadeiras na Casa, foram eleitas quatro senadoras novas. Das 81 vagas, 14 são de mulheres, 17,3% do total.

Biografias

Antônia Lúcia
Antônia Lúcia Câmara nasceu em 17 de julho de 1970, na cidade de Senador Guiomard, Acre. Formada em Economia, exerceu o mandato de deputada federal entre os anos de 2011 e 2015 durante a 54° Legislatura. Atualmente, assumiu uma vaga de suplente na Câmara dos Deputados.

Rogéria Santos
Rogéria Santos tem 50 anos e é natural de São João de Meriti, Rio de Janeiro, no dia 19 de agosto de 1966. É advogada, radialista, apresentadora, mestranda em Direito, Governança e Políticas Públicas, graduanda em Gestão de Recursos Humanos e membro da Comissão do Idoso da OAB/BA. É vereadora da capital baiana, Salvador.

Rosangela Gomes
Reeleita para o terceiro mandato seguido para deputada federal, Rosangela de Souza Gomes, nasceu em Nova Iguaçu (RJ), no dia 27 de dezembro de 1966. É formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduada em Políticas Públicas e Direito Público pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Foi coordenadora do PRB Jovem de 2007 a 2010, hoje Jovens Republicanos e secretária nacional do Mulheres Republicanas por 10 anos. Já foi vereadora de Nova Iguaçu (RJ) por três mandatos e deputada estadual. 

Maria Rosas
Maria Rosas é professora com especialização em Alfabetização e lecionou por 16 anos em escolas públicas e comunidades carentes. Também é formada em Administração de Empresas. Reeleita para um segundo mandato, é secretária estadual do Mulheres Republicanas São Paulo e tem políticas voltadas para mulheres, os direitos da educação básica e das pessoas com deficiência.

Franciane Bayer
Franciane Abade Bayer Muller, nasceu no dia 9 de outubro de 1987, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito, foi eleita para o primeiro mandato como deputada federal pelo Rio Grande do Sul. Já foi deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa local.

Leia mais

Republicanos também bate recorde de estaduais eleitas pelo Brasil

Eleições 2022: confira a lista dos republicanos eleitos pelo Brasil

Republicanos mantém crescimento nestas eleições e está entre as 10 maiores siglas

Região Norte elege três deputadas do Republicanos

Republicanos elege deputadas na Região Sudeste

Região Sul elege três deputadas republicanas

7 republicanas são eleitas deputadas na Região Nordeste

 

Texto e foto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO

Reportar Erro
Send this to a friend