Reforma Tributária, destaque em ranking da CNM e lançamento de e-book marcam fevereiro de 2020

Em meio à crise provocada pandemia do novo coronavírus, o Republicanos marcou presença no cenário político nacional

Publicado em 04/01/2021 - 10:00

Brasília (DF) – O mês de fevereiro de 2020 foi marcado pelo início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Mesmo em meio à crise provocada pela doença, o Republicanos marcou presença no cenário político nacional.

Entre as principais notícias, a inauguração da 2º Sessão Legislativa da 56ª Legislatura, ocasião em que a reforma Tributária foi defendida pelo presidente nacional da sigla, deputado federal Marcos Pereira (SP). O Republicanos também figurou no 4º lugar no Observatório Político da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que classificou parlamentares com o perfil municipalista. Além disso, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) lançou o e-book Republicanos e a Reafirmação de uma Ideologia, fruto de um trabalho organizado pelo líder nacional da sigla, deputado Marcos Pereira. A escolha de um jovem republicano pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para a mobilização da juventude, e o debate sobre Política 4.0, promovido pela Faculdade Republicana também figuraram entre os destaques do mês de fevereiro. Confira, abaixo:

Reforma tributária na primeira sessão do Congresso Nacional

No dia 3 de fevereiro de 2020, a Câmara dos Deputados e Senado Federal se reuniram para a inauguração da 2ª Sessão Legislativa da 56ª Legislatura. No topo das prioridades para o ano de 2020: as reformas tributária e administrativa, ambas consideradas decisivas para a redução de gastos públicos e movimentação da economia.

Na avaliação do presidente do Republicanos e primeiro vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (SP), é preciso simplificar e reduzir impostos sobre quem produz e gera emprego no Brasil. “Só assim vamos avançar e prosperar”, assegurou o parlamentar que tem na reforma tributária uma das suas principais bandeiras.

Lançamento do e-book Republicanos e a Reafirmação de uma Ideologia

Com o intuito de viabilizar informações que esclarecem a mudança de nome de PRB para Republicanos, o Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEP, departamento acadêmico da Fundação Republicana Brasileira – FRB, desenvolveu ampla análise de cenário político e elaborou o e-book Republicanos e a Reafirmação de uma Ideologia, que pode ser baixado gratuitamente no portal da instituição. O material foi lançado em fevereiro de 2020. O arquivo é fruto de um grupo de trabalho montado pelo presidente nacional da sigla, deputado federal Marcos Pereira. O e-book conta de forma objetiva a história do partido, seu viés ideológico e seu progresso ao longo do tempo até polir suas principais convicções e chegar ao quadro atual, inspirado em líderes do conservadorismo e da direita liberal, como Margaret Thatcher e Adam Smith. O arquivo também aborda os programas partidários para 2022 com ênfase em criação de empregos, apoio à indústria e tecnologia e também desburocratização de processos públicos visando qualidade de vida aos cidadãos brasileiros.

Republicanos ganha destaque em ranking da CNM

Republicanos ganhou destaque em ranking promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em fevereiro de 2020. No levantamento “Observatório Político”, que classificou os deputados federais e senadores com o perfil municipalista, a sigla figurou na quarta posição com o nome do deputado federal Benes Leocádio (Republicanos-RN). Ele também lidera a lista do estado do Rio Grande do Norte. O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) também ganhou notoriedade ao ocupar a 11ª posição na posição geral e o primeiro do estado de Pernambuco. Confira AQUI.

O levantamento apontou os parlamentares com maior número de presença nas reuniões de 2019 das Frentes Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Brasileiros (FMB) e em Defesa do Novo Pacto Federativo (FPPF), que ocorrem na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). No total, ocorreram 12 reuniões durante todo o ano passado.

Também são citados no levantamento os deputados federais republicanos Luizão Goulart (PR) na 20ª posição e o segundo no estado do Paraná, João Roma (BA) na 42ª posição geral e terceiro na Bahia, Lafayette de Andrada (MG) na 44ª, Rosangela Gomes (RJ) na 50ª, Maria Rosas (SP) na 73ª e Ossesio Silva em 73ª lugar e o segundo no estado de Pernambuco.

Unesco escolhe republicano para mobilizar juventude 

Foi também em fevereiro que o secretário do Jovens Republicanos Alagoas, Thiago Recalde, foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para mobilizar as pré-conferências da juventude nos municípios alagoanos. O representante da juventude republicana foi umas das 54 lideranças do Brasil selecionadas pela Unesco para participar de debates e ações sobre os avanços das políticas juvenis nos municípios de Alagoas. Com a escolha, o único representante do Jovens Republicanos no Brasil, ficou com a missão de percorrer 50 municípios de Alagoas onde participará como regulador e terá o papel de avaliar os resultados das conferências nos municípios preparatórias para a 4ª Conferência Nacional da Juventude. Leia AQUI.

Debate sobre Política 4.0

A Faculdade Republicana promoveu em fevereiro, no auditório de sua sede, a aula-debate Política 4.0 – Desafios para a Democracia no Brasil e no Mundo, com a participação do cientista político, Leonardo Barreto, e do jornalista da TV Record, Yuri Achcar. O encontro levantou diversos temas acerca de digitalização, defesa da democracia, liberdade de expressão e modernização dos processos do âmbito político. Os mediadores provocaram a discussão com os participantes ao destacarem a nova realidade de inclusão de adventos tecnológicos dentro do Congresso, por exemplo, ao exibir uma imagem que registrou parlamentares portando smartphones para gravar, fotografar, acessar notícias e redes sociais durante uma sessão no plenário.

Republicanos na vice-presidência da Unale

Também em fevereiro, o deputado estadual e vice-líder do Governo de São Paulo, Wellington Moura (Republicanos-SP), tomou posse, como vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento reuniu deputados das 27 casas legislativas de todo o país com o tema “Unale 2020, uma nova década”, um trabalho em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude. O objetivo foi aproximar os jovens da política e trabalhar o empreendedorismo, além de novas tecnologias. “Agora assumindo a vice-presidência na Região Sudeste do país, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, estarei representando 271 deputados. Teremos muitos desafios pela frente, mas já sabemos que nada resiste ao trabalho”, afirmou Wellington Moura.

Filiação do deputado estadual Duarte Júnior

Foi em fevereiro que o deputado estadual Duarte Júnior, do Maranhão, teve sua filiação chancelada ao Republicanos. A ficha foi abonada pelo presidente nacional do partido e vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (SP), em Brasília. Ele foi a aposta do Republicanos à corrida eleitoral pela  Prefeitura de São Luís. “Muito feliz em poder fazer parte dessa família, com pessoas que eu conheço e admiro, claro, agora, com mais força para poder lutar pela prefeitura da 15º maior cidade do Brasil, que tem muitos desafios como toda cidade grande em desenvolvimento, que precisa de uma gestão séria, comprometida, moderna e de resultados. É isso que estamos propondo para a cidade”, afirmou.

 

Por Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

 

Reportar Erro