Projeto “Política pra quê?” chega ao Paranoá

Alunos do ensino fundamental e médio aprendem sobre a importância da participação política

Publicado em 11/05/2018 - 00:00

Paranoá (DF) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizou, na quarta-feira (9), mais uma edição do projeto “Política pra quê” na região administrativa do Paranoá, localizada a cerca de 19 km da capital federal. A palestra foi realizada no Colégio Esplanada para alunos do 9º, 1º e 2º ano do período vespertino.

O evento foi conduzido pelo cientista político e tutor do curso on-line Fábio Vidal, que iniciou a apresentação desmistificando a visão negativa e criminalizada da política, destacando o seu impacto quando é bem aplicada na sociedade. “A participação da comunidade é de extrema importância nos processos políticos. Reclamar não é a saída, é preciso se posicionar, ser um cidadão participativo”, ressaltou.

Projeto “Política pra quê?” chega ao ParanoáPara a professora de matemática Raissa Guimarães, é importante que os estudantes tenham conhecimento desde bem cedo, sobre seu papel dentro da política. “Participar não é uma opção e sim uma necessidade. A partir do momento em que o cidadão entende o poder de transformação da política, passa a reconhecê-la como algo essencial. O trabalho desempenhado pela FRB é seguro, necessário e esclarecedor”, afirmou.

Maria Eduarda Ferreira está cursando o 2º ano do ensino médio: “eu gostei muito, a aula é bem explicativa, achei completa. Aprendi que a política está em tudo que eu faço. Se eu não participar depois não adianta reclamar”, disse.

Projeto “Política pra quê?”

O objetivo é promover um debate democrático para os jovens abordando os processos políticos de maneira mais acessível e descontraída. O intuito é ouvir os estudantes e provocar neles um desejo de participação, além de conscientizá-los sobre a necessidade de se envolver nas decisões.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – FRB
Foto: Carlos Gonzaga / Ascom FRB

 

Reportar Erro