Profissionais da beleza são capacitados para auxiliar mulheres em situação de violência

Evento contou com a participação da secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto

Publicado em 02/06/2021 - 10:16

Brasília (DF) – Uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Sindicato Pró-Beleza irá capacitar profissionais que atuam em salões e centros de estética em todo o país. A ação foi o destaque do “1º webinário educacional Pró-Beleza Brasil: enfrentamento à violência contra a mulher”, realizado no dia 28 de maio.

O evento contou com a participação da secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto (Republicanos). A representante do MMFDH explicou que a iniciativa acontece dentro do Salve uma Mulher, projeto que propõe o envolvimento da sociedade civil na proteção das mulheres.

Secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto/Foto: cedida

“Todos nós podemos ser heróis e heroínas do cotidiano. Afinal, temos ao nosso alcance a melhor ferramenta do mundo. Estou falando da importância da informação de utilidade pública, como os locais onde é possível conseguir ajuda. A nossa ambição é que em todos os estabelecimentos de beleza tenhamos funcionários instruídos e preparados para auxiliar as mulheres que estão vivendo um relacionamento abusivo”, disse Britto.

Denúncias

Na oportunidade, a gestora ainda destacou a divulgação do canal de denúncia Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e a disponibilização do passo a passo sobre como identificar os tipos de violações e as fases do ciclo da violência. “Vocês, profissionais da beleza, muitas vezes são as pessoas que a mulher escolhe e confia para desabafar e reconstruir a autoestima hora perdida, por uma relação violenta”, enfatizou. Veja como acessar o Ligue 180.

Presidente do Sindicato Pró-Beleza, Márcio Michelasi afirmou que a parceria da entidade com o ministério pode transformar muitas vidas, a partir do treinamento oferecido aos profissionais filiados. “Eu quero agradecer por darem esses caminhos para que a gente possa atuar em conjunto e contribuir com a sociedade. Vamos usar as ferramentas que nos sãos proporcionadas. O combate à violência sempre é um tema mais que importante”, disse.

Adesão

Palestrante no evento, a fundadora do Grupo Lu Make Up, Lu Rodrigues, apresentou ações sociais desenvolvidas pela instituição. De acordo com ela, entre os objetivos consta “gerar uma profissão para que a mulher consiga sair de uma situação de violência, tenha outra visão e não se sinta mais fragilizada”.

Sobre o projeto Salve uma Mulher, Rodrigues celebrou a iniciativa. “É importante o profissional da beleza estar atento e perceber que existem essas possibilidades, como o Ligue 180. São coisas que achamos ser pequenas, mas precisam ser faladas. Se a gente compreender de fato o que é uma violência, a gente consegue ajudar muito mais”, completou.

Texto: Ascom – MMFDH
Foto destaque: Elza Fiúza/Agência Brasil

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend