Primeiro Curso de Política da FRB no Amapá marca início da preparação para as eleições

Mais de 300 pessoas participaram da aula sobre dez temas políticos

Publicado em 16/06/2016 - 00:00

Macapá (AP) – Após edição do Curso de Lideranças Femininas, a capital amapaense recebeu, na noite desta terça-feira (14), o Curso de Política da Fundação Republicana Brasileira (FRB). É a primeira vez que a instituição visita o Amapá, cumprindo a meta de atender os estados ainda não contemplados presencialmente com o serviço. Solicitada pela vereadora e presidente do PRB Amapá, Aline Gurgel, a aula contou com a presença da presidente da FRB, Telma Franco. E foi ministrada pela cientista política Daniela Rabello.

O curso de política marca o início da preparação para as eleições municipais deste ano. 345 pessoas, entre militantes, pré-candidatos, autoridades, simpatizantes e membros da comunidade local participaram do debate. Dez temas foram abordados: cidadania, democracia, participação, partido político, eleição, poder, ética, políticas públicas, liderança e republicanismo.

Primeiro Curso de Política da FRB no Amapá marca início da preparação para as eleiçõesTelma Franco enfatizou o apoio do presidente nacional licenciado do PRB, e atual ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, ao trabalho de conscientização. “Marcos Pereira acredita nas mulheres, nos jovens e em cada cidadão. E me deu um voto de confiança para executar esse projeto, que está alinhado com os princípios republicanos. Sou grata a ele e tenho consciência dessa responsabilidade’. Sobre o curso de política, acrescentou: “Estamos aqui para unir forças com a vereadora Aline e ajudar a formar cidadãos mais preparados”, disse.

Aline Gurgel iniciou sua fala destacando que o curso existe como ferramenta para “fortalecer os conhecimentos sobre política”. E esclareceu: “Temos que formar politicamente os cidadãos, para que, juntos, possamos qualificar a militância republicana, para estar apta a ocupar os devidos espaços na administração pública. E principalmente, formar pessoas comprometidas que, acima de tudo, tenham respeito pela coisa pública”.

Daniela Rabello falou sobre o atual cenário político e a importância da formação continuada sobre os temas que afetam a sociedade. O objetivo é conscientizar, proporcionar melhor compreensão do ambiente social e debater ideias para o Brasil. “É importante transformar o conhecimento em ações”, disse.

Na oportunidade, Telma Franco e Daniela Rabello foram condecoradas por Aline Gurgel com o título de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em favor da sociedade, por meio do trabalho da Fundação Republicana Brasileira.

Diversas autoridades participaram do evento, realizado no Espaço JK, localizado no Bairro Buritizal. Entre elas, o deputado estadual Carlos Antônio Oliveira (PRB-AP), o vereador Edclay Góes; a presidente da Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rosiane Barbosa; a presidente do PRB Mulher Amapá, Patriciana Guimarães; e a presidente do PRP Mulher, Michelli Martins.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB, com informações de Aline Kaiser / Ascom – vereadora Aline Gurgel
Fotos: Marcos Coutinho / Ascom – PRB Amapá

 

Leia mais

FRB: Curso de Lideranças Femininas é sucesso no Amapá

Reportar Erro