Paulo Cesar participa de III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília

Iniciativa tem como objetivo mobilizar gestores públicos a incluir temas relacionados à sustentabilidade em seus programas.

Publicado em 10/04/2015 - 00:00

Brasília (DF) – Lançado nesta terça-feira (10/04), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) termina hoje (12/04). O presidente da Fundação Republicana Brasileira, Paulo Cesar Oliveira, participa ativamente do evento, aberto oficialmente numa solenidade que reuniu autoridades de várias partes do mundo no Auditório Master.

paulo-cesar-prb-frb-3-encontro-dos-municipios-foto-carlos-gonzaga-09-04-15-02“Participei, quando ainda secretário de Desenvolvimento Econômico de Duque de Caxias, do segundo EMDS, em Campinas. Esse terceiro, além de ter um número impressionante de inscritos, também é uma oportunidade de termos contato com cases positivos, nos quais existam boas práticas de políticas públicas e desenvolvimento econômico para os municípios”, explica Paulo Cesar.

Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro, realizado bienalmente, reúne representantes do governo federal, prefeitos, gestores públicos, secretários e dirigentes municipais, pesquisadores, estudantes e sociedade civil.

Conhecido como o maior evento de sustentabilidade urbana do país, a iniciativa tem como objetivo mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir temas relacionados à sustentabilidade em seus programas e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.

paulo-cesar-prb-frb-3-encontro-dos-municipios-foto-carlos-gonzaga-09-04-15-03Entre os principais temas abordados, destacam-se políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável; gestão, universalização e qualidade das águas; objetivos do desenvolvimento sustentável; mobilidade urbana; políticas públicas locais e metropolitanas; cidades; reforma política e participação social.

O líder da FRB afirma ainda, que o encontro é uma oportunidade de agregar valores e conhecimentos relevantes ao trabalho da Fundação, e à comunidade, como um todo. “A população não mora na União, mas no município, que é o primeiro ponto de contato. Para falar de gestão eficaz é necessário começar pelos municípios. Daí a importância da FRB participar, pois estamos inseridos neste contexto. É importante trazer este conhecimento para perto”, disse Paulo Cesar.

Organizadas de forma dinâmica e acessível, as atividades são divididas em Arenas de Diálogo, Salas Temáticas, Praça de Boas Práticas, Ponto de Encontro e palestras de até 18 minutos, ministradas por profissionais com profundo conhecimento, que tem como foco apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva – os chamados Fóruns TED-alike. Estandes dos mais de cem parceiros e apoiadores podem ser visitados no espaço denominado Expo Cidades.

Por Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Foto 1: Reprodução EMDS
Fotos 2 e 3: Carlos Gonzaga

 

Reportar Erro