Palestra com proposta motivacional movimenta público brasiliense

Evento realizado com o apoio da FRB propõe atitude em lugar de passividade diante de questões sociais e políticas

Publicado em 21/11/2016 - 00:00

Brasília (DF) – Provocar reflexão, mudança de pensamento e atitude proativa na vida pessoal, profissional e social. Com essa proposta a palestra “O Melhor do Brasil Começa com Você” foi realizada na manhã de sábado (19) no auditório principal da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento, que apresentou a trajetória de superação do pentacampeão mundial de futebol Edmilson de Moraes é uma iniciativa da empresa Marca Brasil, liderada pelo palestrante Paulo Fernando Vasconcelos, e contou com o apoio da Fundação Republicana Brasileira (FRB).

Paulo Fernando destacou a importância de vencer receios e traumas, tanto para objetivos pessoais, quanto para contribuir com as mudanças que o país necessita. “Muitos brasileiros têm medo de não conseguir conquistar o que querem e precisam ou de conquistar e não suportar a pressão. O que tem impedido você de alcançar seu sonho? Será que se julga não merecedor? Precisamos de um país melhor. Estamos passando, talvez, pela maior crise ética que o Brasil já teve. Não podemos nos omitir”, enfatizou.

Edmilson explicou que almejava inspirar pessoas a mudar de realidade e alcançou o feito por meio do esporte. “Decidi ter um sonho e não era ser jogador de futebol. Era ser exemplo”, disse. O pentacampeão falou sobre a Fundação Edmilson, projeto social que atende 300 crianças, diariamente, com atividades educacionais, culturais e recreativas. “Imagina se um menino que seria catador de laranjas ficasse pelo caminho? Se eu não tivesse saído do campinho de terra batida, lá de Taquaritinga, jamais conseguiria ajudar pessoas. Esse é o ruído que eu quero fazer. Fazer gol e levar título faz bem, massageia o ego, mas não deixa legado, não transforma vidas. Começa com você. Hoje o Brasil começa a melhorar com você”, finalizou.

Segundo a presidente da FRB, Telma Franco, a instituição “apoia a iniciativa com satisfação, uma vez que os cidadãos brasileiros precisam de combustível para acreditar que é possível mudar a situação com boas práticas”. Para ela, a atitude diante dos problemas é o que demonstra força ou fraqueza nas decisões importantes. “É necessário deixar de lado a posição de passivos. Não somos expectadores, somos protagonistas não apenas da nossa história, mas também do futuro melhor que queremos construir para a Nação”, declarou.

Entre as autoridades presentes estavam o tesoureiro nacional do PRB, Mauro Silva; o vice-presidente da FRB, Evandro Garla; o deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF); o coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira; e o administrador da cidade de Samambaia (DF), Paulo Silva. O ex-jogador de futebol da seleção brasileira, que atuou na Copa do Mundo de 1986, Josimar Higino Pereira, também prestigiou a palestra.

Apresentações culturais

Para dar tom e rima, o Grupo Social e Cultural Grito de Liberdade, que tem como atividade principal as danças de origem africana, como a capoeira, abriu o evento com cantos, tambores e muito gingado. Já a dança de rua ficou por conta do movimento Young Dance, da cidade-satélite Riacho Fundo I. Para finalizar, com postura ereta, em posição de respeito e prestando continência à bandeira, alunos do Colégio Militar de Planaltina de Goiás subiram ao palco e cantaram o hino nacional brasileiro a capela.

Por Suellen Siqueira / Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB

 

Reportar Erro