Mauro Silva faz balanço dos quatro anos de gestão como presidente da FRB

Republicano destacou as conquistas obtidas e as perspectivas da instituição para 2015.

Publicado em 18/12/2014 - 00:00 Atualizado em 17/6/2020 - 14:38

Mauro Silva está no comando da Fundação Republicana Brasileira (FRB) há quatro anos. O republicano enfrentou inúmeros desafios, mas conseguiu cumprir a meta de levar o curso de Política, carro chefe da instituição, aos 19 estados do Brasil, disseminando os valores republicanos e democráticos para mais de 10 mil pessoas. Além disso, conseguiu a implantação dos cursos de idiomas (Inglês, Espanhol e Francês). Para 2015, a FRB tem metas ousadas e pretende instalar três novas subseções pelo país, a começar pelo Estado do Rio de Janeiro, bem como expandir os cursos itinerantes pelas regiões que ainda não foram contempladas. Para o segundo semestre, serão lançados três cursos de Pós-graduação: Gestão Pública, Direito Eleitoral e Ciência Política. Mauro Silva conversou com a Agência PRB Nacional e fez uma balanço de sua gestão, as conquistas obtidas ao longo desses quatro anos, bem como falou sobre as perspectivas da instituição para o próximo ano.

 

ENTREVISTA

Portal PRB: Como o senhor avalia sua gestão ao longo desses quatro anos (2011 – 2015)?

Mauro Silva – Na verdade, estou exercendo meu segundo mandato como presidente da Fundação Republicana Brasileira (2011 a 2013 – 2013 a 2015). Nos primeiros dois anos, o desafio foi levar os cursos da FRB, pelo menos, à metade dos estados. Antes, estávamos limitados somente a Brasília e Rio de Janeiro. Cumprimos a meta e atingimos 19 estados. Outra frente de trabalho que teve um resultado muito significativo foi a criação dos cursos de idiomas. Dessa forma, conseguimos criar uma identidade das pessoas com os projetos desenvolvidos pela FRB. Além disso, também foi criado o curso de Política na plataforma on-line.

 

Portal PRB: O curso de Política é o carro chefe da Fundação Republicana Brasileira. Como é feita essa disseminação dos valores republicanos e democráticos pelo Brasil?

M S – O principal objetivo da FRB é levar a conscientização ética, política, cultural, bem como disseminar os valores políticos pelo curso de Política. Como disse anteriormente, adaptamos a versão presencial do curso a uma plataforma on-line e, dessa forma, levamos o curso às cidades mais remotas do país. Mais de 10 mil pessoas foram capacitadas em 19 estados. Em 2015, a meta é alcançar sete novos estados.

 

entrevista-mauro-silva-prb-gestao-4-anos-foto-douglas-gomes-17-12-14-02Portal PRB: Como a FRB tem contribuído para a formação dos quadros do PRB?

M S – A Fundação Republicana também ministra cursos na área de Direito Administrativo (contratos e licitações, convênios, gestão pública, etc) para capacitar os gestores municipais. Já visitamos várias regiões, a exemplo de Minas Gerais, onde foram realizados cursos nos municípios de Medina e Divisa Alegre. Além disso, também são ministrados cursos e palestras especialmente direcionados para líderes, pré-candidatos e militantes do PRB.

 

Portal PRB: O ano de 2013 foi muito promissor para a Fundação Republicana Brasileira. Como avalia as conquistas obtidas?

M S – Em 2013, foi inaugurada a sede da FRB, em Brasília, que conta com espaço de cerca de 600 m², laboratório de informática, auditório com capacidade para 60 pessoas, biblioteca, sala de reuniões entre outros. Com isso, ampliamos o atendimento por meio da abertura de novas turmas para os cursos de política, inglês e espanhol. Lançamos, ainda, a plataforma de ensino a distância que disponibilizou o curso de política on-line. Esse foi um passo muito importante para o desenvolvimento da instituição. Antes, nossa estrutura era muito tímida.

 

Portal PRB: Em 2013, começou a ser elaborado o projeto para a faculdade. Como está o andamento e quais as pretensões da FRB para o próximo ano?

M S – A novidade, é que no segundo semestre de 2015, a Fundação Republicana Brasileira vai oferecer três cursos de Pós-graduação: Direito Eleitoral, Gestão Pública e Ciência Política. No primeiro momento, ele será ministrado em aulas presenciais e, posteriormente, vamos estender para a plataforma on-line. Esse é o grande projeto para 2015 na área educacional. Além do lançamento dos cursos de Pós-graduação, vamos instalar três novas subseções, a começar pelo Estado do Rio de Janeiro. Uma das metas para 2015 é qualificar os quadros do PRB, bem como a população em geral. Vamos, ainda, estreitar novas parcerias com o Sebrae e universidades.

 

Portal PRB: A participação da mulher na política está em ascensão, mesmo que de forma tímida. Como tem sido a contribuição da FRB para a formação política cidadã neste sentido?

M S – Temos uma parceria com o PRB Mulher e durante esses anos, promovemos cursos exclusivos para lideranças femininas. Investimos muito na capacitação das mulheres em nossa gestão e a recompensa que tivemos foi a eleição de seis republicanas: duas deputadas federais, que representa 10% da bancada do PRB eleita para a Câmara Federal, e quatro deputadas estaduais. A Fundação Republicana tem uma participação significativa nesses resultados.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Revisão: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend