Programa é destinado a transplantes com foco em salvar vidas por todo o estado
Publicado em 11/9/2024 - 10:28 Atualizado em 12/9/2024 - 10:56
São Paulo (SP) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou na última segunda (09), o TransplantAR Aviação Solidária, iniciativa que promete revolucionar o transporte de órgãos para transplantes no estado. O projeto, que conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Aviação, usará aeronaves privadas para realizar o transporte gratuito de órgãos, agilizando a logística e ampliando as chances de sucesso nos procedimentos de transplante.
A proposta do programa é fornecer um transporte rápido e eficiente, principalmente para regiões mais remotas, onde a logística tradicional pode comprometer o tempo de chegada dos órgãos. Tarcísio destacou a importância dessa agilidade, visto que a rapidez é um fator crucial na preservação e no sucesso dos transplantes. “Hoje a gente está falando de amor. E eu gostaria de agradecer a todos que estão tornando esse projeto possível. Não dá para pensar que esse gesto de amor que é realizar a doação de órgãos possa ser perdido por falta de logística”, afirmou.
Parceria com o setor privado
O programa será viabilizado com o apoio de aeronaves privadas disponibilizadas voluntariamente por empresas de aviação, dentro de um esforço de coordenação liderado pelo Instituto Brasileiro de Aviação e não trará custos aos cofres públicos, já que Essa parceria com o setor privado é um dos pilares do programa, já que permitirá o uso de aviões com acesso a pistas de pouso em locais mais distantes, garantindo que órgãos possam ser transportados rapidamente de uma região para outra. O IBA será responsável por escolher os donos dos veículos, que podem ser helicópteros, turboélices e jatos particulares, autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que estejam disponíveis a contribuir com horas de voo para o programa.
Para o governador, a iniciativa é um exemplo de como a integração entre o setor público e privado pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas. “Veja como a gente pode fazer a diferença com aeronaves que alcançam muitas vezes as pistas mais remotas e que podem, de fato, fazer esse transporte de órgãos. E o que a gente precisava era coordenar esse esforço, coordenar essa logística para que a gente não perca mais a oportunidade de salvar vidas”, acrescentou Tarcísio.
Impacto para pacientes e hospitais
A expectativa é que o TransplantAR Aviação Solidária beneficie diretamente milhares de pacientes que estão na fila de espera por um transplante. Além disso, hospitais e centros médicos especializados em transplantes poderão contar com uma infraestrutura mais eficiente para a captação de órgãos, reduzindo o tempo de espera e aumentando as chances de sucesso nos procedimentos.
O transporte de órgãos é uma operação complexa que exige uma logística ágil e precisa, uma vez que muitos deles, como coração e pulmões, têm uma janela de tempo limitada para serem transplantados após a captação. Com a utilização de aeronaves privadas, o governo espera agilizar esse processo, diminuindo significativamente o tempo de transporte entre a captação e o transplante.
Futuro do programa
Por fim, o governo de SP prevê que o TransplantAR Aviação Solidária se torne uma referência no transporte de órgãos no Brasil, podendo inclusive ser expandido para outros estados no futuro. O sucesso da iniciativa depende da manutenção da colaboração com o setor privado e da coordenação eficiente entre os hospitais e a central de transplantes.
Texto e fotos: Ascom Governo de SP