Glossário do TSE explica expressões utilizadas pela Justiça Eleitoral

Serviço tem como objetivo conscientizar eleitores e futuros eleitores sobre a importância do voto e o valor de sua participação, como cidadãos, na vida política do país

Publicado em 13/02/2020 - 00:00

Brasília (DF) – Com a proximidade das Eleições Municipais 2020, a serem realizadas em outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou, em seu site, o Glossário Eleitoral Brasileiro para facilitar o entendimento dos termos e expressões utilizadas pela Justiça Eleitoral. 

Com mais de 300 verbetes em ordem alfabética, a ferramenta explica conceitos e definições sobre os processos e sistemas eleitorais brasileiros, que além de informar, ajuda a conscientiza cidadãos, políticos, estudantes e pesquisadores sobre a importância do voto no processo político do país.

Palavras não tão comuns como “boqueiro”, entre outras tantas, são explicadas pelo serviço desenvolvido pelo Tribunal. Segundo o Glossário, “boqueiro” é o profissional de pesquisa de opinião pública que indaga dos eleitores, após a votação, o nome do candidato ou partido em que tenham votado. Essa atividade permite, por exemplo, elaborar a previsão do resultado das eleições nos sistemas eleitorais majoritário e pluralitário [proporcionais].

Ao acessar ao glossário, também vai ser possível o eleitor saber a definição de um palanque eletrônico, que é a forma alternativa de divulgação de propaganda político-partidária, realizada por meio de telões ou outros recursos audiovisuais assemelhados, de modo a prescindir da presença do candidato no palanque político.

Texto e arte: Agência Republicana de Comunicação (ARCO), com informações do TSE

Reportar Erro