Gilvan Máximo participa de reunião na Embaixada de Israel

No evento, foi firmada uma parceria entre o GDF e Israel para promover intercâmbio em ciência e tecnologia

Publicado em 20/09/2019 - 00:00

Brasília (DF) – Na manhã de quarta-feira (18), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, e atual presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Gilvan Máximo (Republicanos), realizou uma reunião na Embaixada de Israel, que contou com a presença de secretários estaduais da área, vários embaixadores, dentre eles Yossi Shelley, embaixador de Israel, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcos Pontes. Durante o evento foi firmada uma parceria entre o GDF e Israel.

“Israel é uma referência em tecnologia mundial na área de pesquisa e desenvolvimento científico. Além disso, somos o primeiro país do mundo na criação de startups”, resumiu Yossi Shelley.

“Queremos com esse debate, fazer o Brasil avançar e ser uma referência em inteligência artificial, por isso estamos promovendo esse intercâmbio com o Israel”, disse Gilvan Máximo. Na oportunidade os secretários debateram sobre investimentos, capacidade institucional, fundos para o Consecti e a elaboração de uma carta com as principais demandas do setor.

Presente ao evento, o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), enfatizou o exemplo de Israel na promoção da pesquisa e desenvolvimento. “Esse é o caminho a ser trilhado pelo nosso país para acelerar o aumento do nosso PIB. Precisamos difundir, em nossa sociedade, essa mentalidade da importância do conhecimento científico e tecnológico, como uma verdadeira ética social de valorização dos esforços de pesquisa e desenvolvimento, em benefício do desenvolvimento do Brasil.”, disse.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Pontes, destacou a sua satisfação em participar do encontro do Consecti. “É uma alegria muito grande ver muitos estados brasileiros reunidos aqui e inclusive ter a presença de vários embaixadores de diversos locais do mundo. Queremos neste momento ouvir a todos, debater e sair do papel porque temos tudo para ter um desenvolver cientifico no Brasil todo”, enfatizou.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia de Roraima, Aluízio Nascimento, a reunião foi um marco para o Consecti. “Olha que avanço gigantesco. Nós estamos dentro da Embaixada de Israel discutindo políticas públicas para tecnologia. Vejo que neste encontro muitas portas vão se abrir para nossa área”, disse.

Também participaram do evento o embaixador da Correia do Sul, Chan Woo Kin; o embaixador do Japão, Akira Yamada; e o encarregado de Negócios dos EUA, William Popp.

Texto e fotos: Geysa Albuquerque / Ascom – Secti/DF
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro