FRB realiza I Workshop Política e Cidadania no Rio de Janeiro

A convite do presidente estadual do PRB-RJ, Luis Carlos Gomes, diversas autoridades e membros da sociedade civil prestigiaram o evento

Publicado em 12/08/2019 - 00:00

Rio de Janeiro (RJ) – Engajamento e conscientização política contribuirão para a mudança do Estado do Rio de Janeiro. Foi este o assunto abordado na palestra desta sexta-feira (9), realizada pelo cientista político Valdir Pucci, no I Workshop Política e Cidadania da Fundação Republicana Brasileira (FRB), que aconteceu no Centro de Convenções Nova América Offices, na Zona Norte da Cidade.

A convite do presidente estadual do PRB-RJ, Luis Carlos Gomes, diversas autoridades e membros da sociedade civil prestigiaram o evento. Compondo a mesa, além do presidente, estiveram o vice-prefeito de Paracambi, Julio Gonçalves (PRB); o deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ); e a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ). Devido a uma agenda com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o vice-presidente da Câmara dos Deputados e presidente nacional do PRB, deputado federal Marcos Pereira justificou sua ausência por meio de vídeo que foi exibido no evento.

“Conscientizar as pessoas sobre a importância da política é fundamental para que possamos reescrever a história do Estado do Rio de Janeiro. A Fundação Republicana Brasileira (FRB) tem papel fundamental ao levar conhecimento político partidário em seus cursos e workshops”, destacou Luis Carlos Gomes.

Já o vice-prefeito de Paracambi aproveitou o momento para prestar agradecimentos. “O PRB é um partido que trabalha com excelência, que nos acolhe e nos trata com respeito. Estou há seis anos neste partido e agradeço por estar fazendo parte deste evento”, disse Julio Gonçalves.

O deputado estadual Carlos Macedo ressaltou a importância de cada parlamentar na política. “É preciso entender que somos mediadores sociais. Temos que propor regras, projetos e que o direito de um não se sobreponha sobre o direito do outro. A própria sociedade precisa ter esta noção e, por isso, conto com os senhores intelectuais, formadores de opiniões, para promover o bem viver dos seres humanos através da política”, discursou o parlamentar.

Rosangela Gomes destacou o papel da mulher na política e falou da importância da participação de todos neste seminário. “Trata-se da vocação essencial de uma agremiação partidária, porque no parlamento, nas discussões, nas conversas, nas reuniões é que temos noções de legislação. O presidente Luis Carlos inovou para que possamos ter aqui diversos especialistas, temas diferenciados e para que cada um dê a sua contribuição naquilo que lhe é peculiar no dia a dia”, ressaltou a republicana

Um dos assuntos destacados pelo palestrante Valdir Pucci foi a importância do cidadão no processo político. “O cidadão é o grande protagonista da política e não o Estado. O político que reconhece isto estará um passo a frente no diálogo, na conversa e no contato com a população”, ressaltou ele, que também é professor de Direito Eleitoral, Constitucional e de Ciências Políticas, na FRB em Brasília.

Workshop estreou na capital carioca

O Workshop sobre cidadania estreou no Rio de Janeiro e a tendência é que se espalhe para outros estados. As palestras da FRB são sempre focadas em juntar os dois corpos (cidadão e político) para que principalmente o cidadão entenda a importância da sua participação nesta área.

A FRB atua há 10 anos no mercado, funcionando amplamente em todo o país e agora começa a se estruturar nos estados. A sede nacional fica em Brasília e além desta há uma sucessão no estado de São Paulo.

Texto: Letícia Namorato, especial para a Ascom – PRB-RJ
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Ascom – PRB-RJ

 

Reportar Erro