FRB e PRB doam mais de 7 mil livros a biblioteca pública do DF

2ª edição da campanha “Doe Livros – Ajude a Escrever um Futuro Melhor” alcançou melhor arrecadação de literaturas

Publicado em 01/10/2017 - 00:00

Brasília (DF) – A Biblioteca Monteiro Lobato, localizada na zona central de Planaltina, Região Administrativa do Distrito Federal, foi contemplada com mais 7.506 livros, arrecadados na segunda edição da campanha “Doe Livros – Ajude a Escrever um Futuro Melhor”. A iniciativa alcançou uma marca mais expressiva de literaturas e livros infanto-juvenis, que eram o foco da Fundação Republicana Brasileira (FRB), tendo em vista a necessidade de complementar o acervo precário que, no ano passado, recebeu 1992 livros na primeira edição. O espaço atende cerca de mil usuários ao mês.

O presidente da FRB, Renato Junqueira, realizou a entrega na manhã de sexta-feira (29) para a coordenadora do local, a professora Antônia Salete. “Essa é uma parceria da FRB com a Liderança do PRB e a Câmara Federal. Registro o apoio do líder, o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) e da chefe de gabinete Tiana Maria. Agradeço a todas as pessoas que deram sua parcela de contribuição e nos ajudaram a tornar essa campanha um verdadeiro sucesso. Entendemos que para ter uma sociedade honesta, organizada e politizada só é possível por meio da educação”, destacou o gestor.

A professora Aghata Morena, 37 anos, é uma das 12 servidoras beneficiadas, no ano passado, com o curso de auxiliar de biblioteca, ministrado pela bibliotecária da Fundação, Halane Cezar. “Eu não tinha conhecimento de como funcionava a organização de uma biblioteca. Foi muito enriquecedor aprender que todo livro tem uma classificação, que a CDU (classificação decimal universal) é a identificação do tipo de literatura, se é brasileira, americana, se é poesia, se é novela. O curso foi muito válido para entender como classificar as obras, registrá-las, colocar etiqueta para as prateleiras, e depois, prepará-las para o estudante. Hoje, graças ao curso ministrado pela FRB, a realidade da nossa biblioteca é outra”, explicou.

A estudante Fernanda Amado, de 17 anos, realizava pesquisas na biblioteca quando a equipe da FRB chegou ao local. Segundo ela, “essa doação é muito importante, quem vem aqui precisa de um acervo o mais completo possível. Ler é gostoso. É valiosa essa doação, isso mostra que ainda existem instituições que se importam com a educação. É por meio do conhecimento que as pessoas são transformadas”.

Já para o jovem João Márcio, de 16 anos, “o conhecimento é necessário, quanto mais livros, melhor para nossa comunidade, que pode chegar aqui e ter uma biblioteca mais rica em obras. Eu, como morador da cidade e frequentador da biblioteca agradeço a doação, que é muito bem-vinda”.

Texto: Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga

 

Reportar Erro