FRB e Liderança do PRB doam 7.360 livros ao programa Mala do Livro do DF

Material será destinado a bibliotecas públicas mantidas por voluntários

Publicado em 02/06/2016 - 00:00

Brasília (DF) – Na terça-feira (31), foi realizada a entrega de 7.360 livros ao programa Mala do Livro, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Republicana Brasileira (FRB), a Liderança do PRB e a Câmara dos Deputados com a campanha “Doe Livros. Ajude a escrever um futuro melhor”, promovida de dezembro do ano passado a março de 2016. O encontro contou com a participação da presidente da FRB, Telma Franco, e da chefe de gabinete da Liderança do PRB, Tiana Maria da Silva.

FRB e Liderança do PRB doam 7.360 livros ao programa Mala do Livro do DFUma das coordenadoras do projeto Mala do Livro no DF é Maria José Lira Vieira, que recepcionou as equipes do partido e da Fundação, no depósito localizado no anexo do Teatro Nacional. “Campanha é isso que vocês fizeram: dedicação. Essa iniciativa é muito louvável. Esse ano ainda não havíamos recebido uma doação tão grande assim. Estamos realmente muito felizes com essa contribuição”, declarou Maria José.

Segundo Telma Franco, o projeto terá mais edições. “Queremos incentivar a leitura e promover cultura e mais oportunidades de educação. Nosso propósito é chegar com o projeto nos locais onde a educação é realmente escassa. Pretendemos continuar com a campanha e realizá-la anualmente. É muito gratificante ver esse resultado expressivo. Aproveito para agradecer a todos que contribuíram”, destacou a presidente.

FRB e Liderança do PRB doam 7.360 livros ao programa Mala do Livro do DFJá para Tiana Maria, “o livro é algo extraordinário e faz a gente viajar por lugares incríveis. Apenas por meio da educação, com projetos desse tipo, é possível, por exemplo, tirar as pessoas de situações de risco e inserí-las no mundo da leitura”, explicou. Na oportunidade, a presidente Telma presenteou a coordenadora da Mala do Livro com uma placa simbólica, personalizada com os dizeres da campanha.

Campanha “Doe Livros. Ajude a Escrever um Futuro Melhor”

Mais de 10 mil livros foram arrecadados nos cinco pontos de coleta localizados em cada um dos quatro anexos da Câmara dos Deputados e na sede da FRB, durante três meses de campanha. O restante do montante que não foi doado à Secretaria de Cultura, composto por literaturas infanto-juvenis, será destinado a uma escola pública carente, na qual a equipe da FRB montará uma biblioteca nos próximos meses. O colégio contemplado será definido por meio de concurso cultural.

Mala do Livro

O projeto Mala do Livro é de iniciativa da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e existe desde o ano de 1990. A iniciativa consiste em implantar bibliotecas domiciliares e também em pontos estratégicos das cidades satélites. A proposta visa ampliar as possibilidades de acesso à leitura com a utilização de minibibliotecas com disponibilidade de empréstimo para a comunidade. A ideia é trabalhar o livro como fator de agregação social e conta com o trabalho de jovens que cumprem medidas socioeducativas.

As atividades acontecem em casas cedidas, ONG’s, hospitais, presídios, centros esportivos e de atendimento ao público; além de estações do metrô. O trabalho é voluntário. Os empréstimos podem ser realizados por até sete dias, com possibilidade de renovação. A Mala do Livro é composta por materiais de pesquisa escolar, como didáticos, gramáticas e dicionários. E ainda, por diversos livros de literaturas brasileira, estrangeira, infantil e infanto-juvenil; gibis e informações utilitárias.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB, com informações do projeto Mala do Livro
Fotos: Douglas Gomes – Liderança do PRB na Câmara

Reportar Erro