Faculdade Republicana promove debate sobre maioridade penal

Faculdade Republicana promove debate sobre maioridade penal

Dinâmica foi aplicada por alunos da graduação em Ciência Política

Publicado em 05/12/2019 - 00:00

Brasília (DF) – Com o intuito de simular uma oficina da Comissão Permanente de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, a Faculdade Republicana realizou, na noite desta quarta-feira, 4, o encontro Comissão da Câmara sobre Redução da Maioridade Penal. A aula especial foi aberta à toda a comunidade de Distrito Federal e Entorno e reuniu estudantes e convidados no Laboratório de Práticas Pedagógicas, localizado na sede da faculdade. A ação consistiu em reproduzir opiniões favoráveis e contrárias à medida, tendo alunos do primeiro semestre da graduação em Ciência Política interpretando parlamentares.

O idealizador do projeto, Fábio Vidal, cientista político e professor da instituição, se baseou na PEC 171/1993, de autoria do ex-deputado Benedito Domingos (PP/DF), que propõe a alteração do artigo 228 da Constituição Federal e objetiva reduzir a idade mínima para responsabilização legal de 18 para 16 anos. “Essa dinâmica serve tanto como exercício da experiência na prática como para estimular o interesse das pessoas na construção histórica e sociológica do tema. Alguns alunos inicialmente nem queriam desenvolver papéis tidos como ‘radicais’ de cada lado, mas compreenderam que faz parte da rotina de um cientista político adentrar em todos os conceitos ideológicos para ter jogo de cintura, argumentação, posicionamento ou embasamento em assuntos polêmicos como esse”, afirmou o docente.

Para o diretor Leonardo Barreto, a réplica de uma comissão “é fundamental para que os futuros gestores ou profissionais da Ciência Política aprendam a desempenhar atividades costumeiras de autoridades nos três Poderes. A Faculdade Republicana adota ferramentas de metodologia ativa e incentiva o desenvolvimento de cada estudante. Ações como essa estarão presentes em todos os nossos cursos”, destacou.

A Faculdade Republicana é mantida pela Fundação Republicana Brasileira (FRB) e está com vestibular aberto para o próximo semestre com cursos de graduação em Ciência Política e pós-graduação em Análise e Marketing Político; Assessoria Parlamentar; Direito Eleitoral; Direito Constitucional, Gestão de Projetos e Gestão Pública.

Texto: Ellen Fernandes – Ascom Faculdade Republicana
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom Faculdade Republicana
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro