Faculdade Republicana capacita professores para ensino a distância

A programação contou com abordagem de planejamento didático, distinção entre educação remota e EaD, legislação para ensino a distância, entre outros temas

Publicado em 19/04/2021 - 08:04

Brasília (DF) – No sábado (17), foi encerrado o último dia do Curso Tutoria e Formação Docente para EaD, promovido pela Faculdade Republicana para qualificar o seu corpo docente. O conteúdo foi apresentado pelo doutor em Ciências da Educação João Batista Bottentuit em duas etapas, sendo a primeira na última sexta-feira (16). O auditório José Alencar sediou o encontro, que teve todas as medidas preventivas contra a Covid-19 adotadas pela organização do evento.

A programação contou com abordagem de planejamento didático, distinção entre educação remota e EaD, legislação para ensino a distância e ambientes virtuais de aprendizagem, dentre outros temas. O presidente da mantenedora Fundação Republicana Brasileira (FRB), Rusembergue Barbosa, fez questão de conhecer os professores, agradecer o convite da faculdade e prestigiar os métodos exibidos pelo doutor João Bottentuit na aula.

“Apresentamos dois dias de formação em tutoria com ferramentas que podem ser utilizadas tanto em EaD quanto no modelo presencial. A educação a distância é uma realidade aplicada há bastante tempo, no entanto, muitos professores precisam conhecer as metodologias e estratégias mais adequadas para o método. E ao longo da formação, foram apresentados alguns recursos com experiência exitosas na prática e eles puderam ampliar seus conhecimentos”, destacou Bottentuit.

Para o diretor-geral da instituição, Valdir Pucci, “a capacitação tem por objetivo dar ao professor as ferramentas necessárias para que ele possa tornar uma aula remota mais dinâmica. O que a gente viu com o começo da pandemia é que o professor estava se limitando muito a reproduzir no vídeo aquilo que ele já fazia em sala de aula, e o EaD é muito mais do que isso. Ele tem mais necessidade de aproximar o aluno trazendo inovações tecnológicas. Então, o curso está mostrando aos professores as ferramentas e os instrumentários para que possam, cada vez mais, atrair o aluno para dentro da sala de aula virtual, tornando-a mais participativa, animada e despertando o interesse do aluno”.

O professor de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Propedêutica da Faculdade Republicana, Luís Felipe Perdigão, asseverou a produtividade da formação: “O curso atende uma demanda global para a educação e que vai também atingir o campo jurídico. Então, aprendemos os principais pontos que precisamos hoje, como professores de Direito, para elaborarmos aulas mais interativas, com conteúdo que seja capaz de chegar ao aluno de maneira eficiente. Nós temos uma lacuna em formação EaD e o curso atendeu de forma plena, nos trazendo aplicativos, softwares, técnicas e tudo isso é fundamental em sala de aula. Foi um curso extremamente útil e necessário”.

Por Ellen Fernandes – Ascom Republicana
Com contribuição de Mazé Rodrigues – Ascom Republicana
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom Republicana

Reportar Erro
Send this to a friend