Em balanço de um ano, Valdir Pucci destaca avanços da Faculdade Republicana

Professor Valdir Pucci fala sobre as conquistas, desafios e metas para continuar sendo referência no ensino superior nas áreas pública e política

Publicado em 27/04/2021 - 19:01

Brasília (DF) – Instituída há um ano e meio, a Faculdade Republicana, assim como todas as instituições de ensino do país, teve que se adequar com os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Diante desta realidade, foi preciso reaprender a manter o aluno e seu interesse no Ensino a Distância (EaD), conta o diretor da Faculdade Republicana, professor Valdir Pucci, que este mês completou um ano à frente da instituição.

“A Faculdade Republicana foi uma das que teve o menor índice de evasão no Distrito Federal durante o início da pandemia. Tivemos uma evasão muito grande no país inteiro de alunos que não se adaptaram à essa mudança do presencial para o remoto. E nós conseguimos mantê-los graças ao trabalho árduo de todos os envolvidos”, pontuou o diretor.

Criada com o objetivo de ser referência no ensino superior nas áreas pública e política, a Faculdade Republicana conseguiu se adaptar à metodologia EaD mantendo assim, excelência e qualidade do ensino oferecido.

“Pegamos o que já era sucesso no EaD e transportamos para a Faculdade Republicana. Antes, o EaD era muito caracterizado por uma distância grande do aluno. Ou seja, as aulas não eram ao vivo, eram remotas, o professor gravava de vez em quando um vídeo e mandava ao aluno. Na Faculdade Republicana, logo no início, adotamos a aula ao vivo, o que chamamos de aula síncrona. Isso facilitou muito o contato do aluno com o professor. Posso dizer que nos acostumamos, superamos os desafios e estamos buscando sempre inovar nesta modalidade”, disse Pucci.

Cursos ofertados

A Faculdade Republicana conta com um curso de graduação, que é o curso de Ciência Política, e cinco cursos de pós-graduação. São eles: Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Gestão Pública e Compliance, Assessoria Parlamentar e Análise e Marketing Político. Segundo Valdir Pucci, são cursos voltados tanto para a área da ciência política, quanto para gestão pública e direito, que são as áreas de atuação da instituição. Para conhecer mais os cursos da faculdade, acesse AQUI.

Inovação

Com um quadro de docentes, mestres e doutores renomados, e plataforma educacional de alto nível, a Faculdade Republicana com salas de aula modernas e confortáveis, com todos os recursos de multimídias que se pode ter neste ambiente. Além disso, a instituição atua além da teoria, com o ensino na prática. Por exemplo, a faculdade dispõe de uma sala com laboratório de práticas pedagógicas exclusivo para simular o trabalho do plenário de uma comissão do Congresso Nacional. Ou seja, a ideia é dar a melhor qualidade para o aluno.

Parcerias

Apesar de jovem, a Faculdade Republicana já conta com importantes parcerias. Dentre elas, uma internacional com a Universidade Nebrija, que fica na Espanha, com sede em Madri. A parceria, segundo Pucci, tem como objetivo ofertar cursos de extensão ao aluno.

“Agora, será ofertado um curso sobre GovTech e gestão pública no século XXI. No futuro, a expectativa é render cursos de mestrado e doutorado, que serão feitos no modo ‘sanduiche’ (modalidade de curso superior em que o universitário realiza um período da faculdade fora do país de origem) entre a Faculdade Republicana e a Universidade Nebrija”, informa o diretor.

Em plena expansão, a Faculdade Republicana também conta com parceria com a maior universidade do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP), que está no topo do ranking das melhores universidades federais do país e entre as mais importantes do mundo.

“Temos uma parceria com a USP para desenvolver tecnologia na área de gestão pública. Temos também uma parceria com o Centro Universitário UniDom Pedro de Salvador (Faculdade Dom Pedro II) para oferta de cursos. Ou seja, é uma faculdade nova mais em crescimento e, principalmente, sendo observada pelas nossas coirmãs para futuras parcerias. Pretendemos ir a Portugal e aos Estados Unidos para firmarmos parcerias e aumentar a internacionalização”, afirma Valdir Pucci.

Atento às demandas do ensino em tempos de pandemia, em que salas de aula, que reuniam professores e alunos, deram lugar aos ambientes virtuais, acessados por meio das telas, Valdir Pucci ressalta que a Faculdade Republicana continuará prezando para levar o que há de melhor no ensino em Brasília para o Brasil.

“Temos a esperança de que logo teremos dias melhores e uma faculdade cheia de alunos no presencial e no EaD. Tenho orgulho da equipe da Faculdade Republicana por buscar o que há de melhor para os alunos. Agradeço aos nossos professores, ao corpo técnico administrativo, a direção da mantenedora da faculdade, a Fundação Republicana Brasileira (FRB), pois sem o apoio de todos não teríamos chegado até aqui”, finalizou Valdir Pucci.

Saiba mais sobre Valdir Pucci

Valdir Alexandre Pucci é graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília e em Direito pelo Centro Universitário Euro-Americano. É mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e está doutorando em Direito Constitucional pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) na linha de pesquisa em políticas públicas, constituição e organização do Estado.

Assista ao vídeo 

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Foto: Arquivo pessoal

Reportar Erro
Send this to a friend